A Adobe divulgou uma data para o fim do Shockwave Player: 9 de abril. Após acabar com o Flash, não é nada surpreendente que o Adobe Shockwave tenha o mesmo caminho e seja substituído por tecnologias mais atuais, como os padrões HTML5 Canvas e WebGL.

O Flash e o Shockware passaram a integrar o portfólio da abobe após a compra da Macromedia, em 2005. Na época, as ferramentas viram sua grande ascensão em razão da alta demanda de animações e conteúdos interativos, especialmente em games.

O Flash Player sempre esteve mais focado em conteúdo para web, já o Shockwave estava direcionado a aplicações mais complexas, incluindo jogos e materiais interativos em CD-ROM.

Adobe irá descontinuar Shockwave.
Adobe irá descontinuar Shockwave.

"À medida que as tecnologias evoluem e o uso de dispositivos móveis aumenta, o conteúdo interativo é transferido para plataformas como HTML5 Canvas e Web GL, e o uso do Shockwave diminuiu", diz a Adobe.

Com o passar do tempo, a mídia física entrou em declínio, e assim, todos os padrões multiplataforma passaram a ser dominantes na web. Por conta disso tudo, formatos obsoletos estão sendo descontinuados.

Vale mencionar que o Shockwave Player para macOS foi descontinuado pela Adobe ainda em março de 2017. Já, o Shockwave para Windows será encerrado em 9 de abril.

A Adobe começou informar os seus usuários sobre a decisão em fevereiro e ainda destaca que clientes corporativos irão continuar recebendo suporte para o Shockwave, porém, até 2022.

A companhia recomenda que quem possui a aplicação no computador deve fazer a remoção manualmente, e que os desenvolvedores que ainda trabalham com serviço passem a usar outros formatos.

A Adobe planeja aposentar de vez o Flash em dezembro de 2020. Os principais fabricantes já anunciaram que irão suspender o suporte para o Adobe Flash em 2020.

Fonte: Gizmodo