O uso criativo da lente confere à fotografia suas qualidades expressivas - elas moldam a maneira como você "vê" o mundo através do visor. Há uma qualidade de distorção inerente a uma lente de câmera, e você tem que abraçar isso para obter sua visão apropriadamente capturada em "filme", ou no sensor de imagem.

Lentes de uma câmera fotográfica

Comprimento focal

Uma característica primária de uma lente é a distância focal. A distância focal de uma lente é definida como a distância entre o centro óptico da lente e o sensor de imagem da câmera (ou plano de filme) quando focado no infinito.

Comprimento Focal
Comprimento Focal

Para entender essa definição de distância focal, também precisamos definir "centro óptico". O centro óptico de uma lente é o ponto (geralmente, embora nem sempre) dentro de uma lente, no qual se supõe que os raios de luz de duas fontes diferentes que entram na lente se cruzam.

Lentes de distância focal mais curtas fornecem um campo de visão mais amplo, mas oferecem menos poder de ampliação. Por outro lado, distâncias focais mais longas fornecem um campo de visão mais curto, mas proporcionam maior ampliação.

Distância Focal
Distância Focal

Nas DSLRs, a distância focal da lente intercambiável é medida em milímetros. A distância focal de uma lente é geralmente exibida no barril da lente, juntamente com o tamanho do anel adaptador.

Abertura da lente

Quando olhar para a extremidade frontal do barril da lente, você verá um número de proporção (1: 2,8, 1: 2,8-4, 1: 3,5-5,6, etc), que é a abertura máxima da lente. A abertura determina quanta luz a lente transmite para o sensor de imagem.

Abertura da lente (f)
Abertura da lente (f)

Quanto menor o valor máximo de abertura, irá indicar a qualidade da lente em termos de brilho. As lentes zoom de alta qualidade fornecem um f-stop constante em toda a faixa focal (ou seja, f / 2.8 a 35mm e f / 2.8 a 80mm); enquanto que, em uma lente de qualidade mais baixa, o f-stop varia à medida que você sobe a faixa focal (ou seja, f / 3.5 a 28mm, mas f / 5.6 a 80mm); você está perdendo pelo menos uma parada de luz ao aumentar a distância focal de grande angular para telefoto.

Uma lente com um f baixo (abertura máxima ampla) é uma lente de melhor qualidade, e permite que você faça mais com ela. Por exemplo, essa lente é "mais brilhante", permitindo que você tire fotos em condições de pouca luz ambiente, mas ainda registre uma exposição de qualidade. Além disso, essas lentes "brilhantes" permitirão que você alcance uma profundidade de campo muito rasa.

Abertura x Profundidade de campo
Abertura x Profundidade de campo

Deve-se notar que qualquer lente que seja f / 2.8 ou inferior é considerada uma lente profissional, e terá um preço correspondentemente maior.

Lente Padrão / Normal

Lente Padrão
Lente Padrão

A lente padrão tem uma distância focal fixa (50mm, 85mm, 100mm) e reproduz com bastante precisão o que o olho humano vê - em termos de perspectiva e ângulo de visão. Para uma câmera de filme de 35 mm ou uma DSLR de quadro inteiro, a lente de 50 mm é considerada padrão.

Em distâncias focais mais altas (85mm ou 100mm), você tem uma lente ideal para retratos, pois quando acoplada a uma abertura ampla, ela atenua completamente qualquer detalhe de fundo, tornando menos provável a distração do objeto principal.

Lente grande angular

Lente grande angular
Lente grande angular

Uma grande angular tem uma distância focal mais curta (10 a 42 mm) quando comparada a uma lente padrão. Isso permite capturar um ângulo de visão comparativamente mais amplo. Uma lente grande angular é ótima para capturar paisagens ao ar livre e retratos de grupo.

De fato, a grande angular pode ser a única maneira de capturar a configuração completa sem omitir nenhum elemento importante na imagem. Dessa maneira, você pode usar lentes grande angulares para capturar um DOF profundo.

Lente Telefoto

Lente Telefoto
Lente Telefoto

As lentes telefoto (100 mm - 800 mm) podem fornecer um campo de visão estreito. Essas lentes longas permitem que você comprima uma distância (e também comprima a sensação de profundidade) e escolha objetos específicos de longe.

Elas têm um forte poder de resolução e um inerente DOF raso, onde o menor momento lateral pode tirar um assunto de vista. As lentes telefoto são ótimas para os tipos de fotografia da vida selvagem, retrato, esportes e documentário. Eles permitem capturar assuntos a centenas de metros de distância. 

Lentes de zoom

Lentes de zoom
Lentes de zoom

As lentes de zoom têm comprimentos focais variáveis ​​e são extremamente úteis. Algumas podem variar entre uma grande angular e uma teleobjetiva (ou seja, 24 a 300 mm), de modo que você tem ampla versatilidade para composição.

Devido ao número de elementos necessários na construção dessas lentes, elas têm uma capacidade limitada de se abrir e permitir a entrada de luz. Então, a menos que você esteja preparado para gastar muito dinheiro, a velocidade da lente pode não compensar.

Lente olho de peixe

Lente olho de peixe
Lente olho de peixe

A lente olho de peixe é uma lente grande angular especializada, que fornece imagens extremamente amplas, alterando as linhas retas para as curvas.

Às vezes, ela pode produzir imagens circulares, convexas ou ovais, distorcendo a perspectiva e criando uma imagem de 180 °. A faixa de distância focal varia entre 7 ~ 16mm em uma lente olho de peixe.

Lente Macro

Lente Macro
Lente Macro

As lentes macro são usadas para fotografia em close-up ou "macro". Elas variam em distâncias focais entre 50-200mm. Essas lentes obtêm um foco nítido para objetos dentro da distância do foco macro, mas perdem sua capacidade de foco nítido em outras distâncias.

A lente Macro permite que o fotógrafo obtenha imagens em tamanho real ou maiores de assuntos pequenos, como insetos e flores.

Lente Tilt-Shift

Lente Tilt-Shift
Lente Tilt-Shift

A lente Tilt-Shift permite manipular os pontos de fuga, de modo que, ao fotografar edifícios, você pode alterar a perspectiva de uma imagem para que as linhas paralelas não convergam, eliminando assim a distorção da qualidade da lente.

A lente tilt-shift também permite que você foque seletivamente uma imagem; onde apenas partes específicas da imagem estão em foco e fora de foco dentro do mesmo plano.

Lente Objetiva

Lente Objetiva
Lente Objetiva

Essas lentes contêm pequenos sensores estabilizadores de giroscópio e elementos de lente servo-atuados, que supostamente corrigem o tremido da câmera que ocorre com lentes de distância focal maior, ou em condições de baixa luminosidade quando você precisa usar velocidades de obturador mais lentas.

Conclusão

Existem muitas opções possíveis de lentes, e todas lhe darão uma imagem diferente e distinta. Parte da criatividade do fotógrafo está em selecionar a lente certa para capturar a visão do mundo do jeito que a vê, ou quer apresentá-la.