Não importa o que você fotografa, ou onde você faz isso, é inevitável que a lente da sua câmera digital, em algum momento, fique suja o suficiente para necessitar de uma limpeza. Para garantir que suas lentes permaneçam na melhor forma possível, veremos como limpar a lente da câmera com a atenção aos detalhes que ela merece. Afinal, uma lente bem mantida pode durar a vida toda.

Como limpar a lente da sua câmera fotográfica digital

Limpar os elementos dianteiro e traseiro

Primeiro, você deve limpar os elementos dianteiros e traseiros das lentes. Por razões óbvias, esses dois elementos ópticos são os mais propensos a se sujar ao fotografar no dia-a-dia, principalmente no elemento frontal. 

Antes de optar por um pano de limpeza tradicional, no entanto, o que você vai querer fazer é usar uma lâmpada de sopro. Sugerimos usar um soprador de ar, uma ferramenta usada por fotógrafos em todo o mundo há décadas. O uso de um soprador ajuda a remover suavemente a poeira ou a sujeira da lente que, caso contrário, seria retida no vidro ao limpá-lo com um pano.

Quando terminar de remover a sujeira com o soprador, você vai precisar de um pano de microfibra (que não solta fiapos) e uma solução de limpeza. Os panos de microfibra variam em termos de textura e qualidade, portanto, certifique-se de comprar um de qualidade. Além disso, ao usar a solução de limpeza em conjunto com o pano, evite pulverizar a solução diretamente na lente. Em vez disso, pulverize a solução no pano e limpe com o pano levemente úmido. Se a lente ficar úmida após a limpeza, use um pano de microfibra seco para garantir uma superfície limpa.

Limpar o exterior da lente

Um pano de microfibra faz maravilhas para tirar poeira e sujeira do lado de fora da lente, e para aqueles momentos em que você quer dar à sua lente uma limpeza mais profunda, use um pincel de cerdas macias.

Especificamente, pegue este pincel de cerdas macias e, sem qualquer tipo de líquidos, escove pelas superfícies e dentro das fendas da lente. As cerdas do pincel devem desalojar qualquer sujeira que possa ter sido acumulada entre o foco e os anéis de zoom.

Embora muitas lentes afirmem ser "à prova d'água", a verdade é que nenhuma lente está completamente protegida de líquidos. Por isso, sugerimos que você evite usar produtos de limpeza líquidos aí. Se você achar absolutamente necessário, lembre-se de colocar a solução de limpeza no pano de microfibra, e não diretamente na lente.

Contatos da lente

As lentes mais novas têm contatos eletrônicos na montagem, que acionam o motor de foco, a configuração de estabilização de imagem (se houver) e ajudam a transferir informações sobre a imagem e a lente para o corpo da câmera. Na maioria das vezes, você nunca deve se preocupar com esses contatos. Na verdade, é melhor evitar limpá-los o máximo possível, pois eles são feitos de metais muito sensíveis.

Mas, no caso de você estar recebendo um código de erro constante com relação à conexão entre a lente e a câmera, sua aposta mais segura é limpar os contatos eletrônicos com uma borracha de lápis padrão. Certifique-se de que a borracha que você está usando seja feita de material macio, pois certas borrachas podem conter abrasivos, que podem arranhar os contatos. Além disso, certifique-se de que a lente esteja voltada para baixo, de modo que as lascas não entrem nos componentes internos da lente. Novamente, faça isso apenas em último caso.

Chame um profissional

Se você não se sente à vontade para realizar as etapas mencionadas acima, é possível que você acidentalmente danifique uma lente. Neste caso, você deve deixar para os profissionais. Sim, isso vai custar caro, mas se a limpeza das lentes é algo que você faz de vez em quando, o dinheiro gasto pode ser um bom investimento.

Muitos varejistas especializados em câmeras oferecem limpeza de lentes na loja. Você também pode verificar com o atendimento ao cliente do fabricante da sua câmera, que pode direcioná-lo para o local apropriado para a limpeza da lente. 

Se você mora perto de um dos centros de serviços da Canon, você pode até mesmo descartar uma lente e ter um técnico da Canon não apenas limpando-a, mas diagnosticando-a para possíveis problemas.

Guarde corretamente

No geral, manter sua lente funcionando perfeitamente, como se fosse nova, não deve exigir muito trabalho, basta ter as ferramentas necessárias à mão. Além disso, você deve ter um cuidado extra na hora de guardar sua câmera, adicionando as tampas das lentes frontal e traseira.

Se a sua lente tiver problemas mais profundos do que os mencionados neste artigo, ou se houver sujeira nos elementos ópticos internos, a melhor opção é entrar em contato com o fabricante da sua câmera para fazer uma limpeza profissional. 

Em uma assistência técnica autorizada da marca de sua câmera digital, você encontrará profissionais especializados em cuidar deste tipo de equipamento. E é melhor gastar uma quantia em dinheiro com a limpeza profissional do que tentar fazer isso sozinho e acabar estragando uma lente cara.

E você, tem algumas dicas de limpeza para compartilhar conosco? Fique a vontade nos comentários.