A sonda russa Kosmos 482 foi lançada em 31 de março de 1972 pela União Soviética, ela foi projetada para viajar até Vênus. Vale mencionar que o feito havia sido realizado com sucesso pela sonda Venera 7 da URSS em 1970, que se tornou a primeira espaçonave a pousar em outro planeta e transmitir informações para a Terra.

A Kosmos 482, porém, não teve o mesmo destino. Ela foi lançada quatro dias após a Venera 8, porém não conseguiu sair da órbita da Terra por problemas em um temporizador e acabou ficando estagnada.

Após 47 anos em órbita, sonda espacial soviética irá colidir com a Terra.
Após 47 anos em órbita, sonda espacial soviética irá colidir com a Terra.

A nave acabou se rompendo em várias partes, sendo que alguns de seus pedaços acabaram caindo na Nova Zelândia após o seu lançamento. De acordo com as leis, o lixo espacial deve voltar para os seus donos, mas não foi o que aconteceu, já que a posse foi negada pela União Soviética. Desde então, a cápsula esférica de descida e aterrissagem de 1.000 libras tem permanecido em estado de órbita da Terra em intervalos de 112 minutos desde então.

Agora, conforme um relatório da Space.com, os restos da Kosmos 482 devem cair sob a Terra nos próximos dois ou três anos, ou até mesmo neste ano.                                         

Levando em consideração que a Terra possui grandes espaços tomados por água, possivelmente o impacto com a queda da sonda não terá maiores prejuízos.                                                                                                                           

Fonte: DigitalTrends