O ano de 2018 está ao seu fim, e um novo ano se aproxima. Com ele, é normal querermos reformular nossos equipamentos eletrônicos. Mas será que agora, finalmente vale a pena comprar uma TV 4K? Há serviços suficientes, jogos, o que quer que seja em torno de agora para garantir que você obtenha uma imagem 4K real da sua TV, ou a sua verdadeira potência está destinada a ser restringida pela falta de hardware e software para realmente utilizá-lo?

Nós podemos dizer com alegria que 2018 foi um grande ano para a tecnologia 4K, e se você está se segurando até o momento certo, então não aguente mais, porque essa hora é agora!

Leia também: Como escolher o tamanho da TV ideal para o seu quarto ou sala?

5 Motivos para comprar uma TV 4K

  1. É para onde a tecnologia está indo. As novas tecnologias, como o OLED e o HDR, são praticamente compatíveis apenas com TVs 4K. Além disso, melhorias gerais na cor, nitidez e outros recursos subjacentes são exclusivas das TVs em resolução 4K.
  2. Muitos serviços de streaming de vídeo e provedores de TV a cabo estão migrando para o 4K. Netflix, Hulu e YouTube já possuem conteúdo 4K disponível. Além disso, em breve haverá um movimento migratório da TV a cabo para esta tecnologia, afinal, eles não vão querer ficar atrás dos serviços de streaming.
  3. Da mesma forma, muitos consoles de jogos são compatíveis com 4K. O Xbox One S, o Xbox One X e o PS4 Pro já contam com suporte para 4K e HDR. Outros hardwares, como os players de Blu-ray, Chromecast Ultra, Roku e UHD, têm suporte a 4K e HDR.
  4. Os preços estão caindo. Já é possível adquirir uma TV 4K por menos de R$ 1.500 em lojas virtuais.
  5. Há sussurros da tecnologia 8K, mas faltam muitos anos ainda para que isso chegue em nossas casas. Uma TV 4K continuará sendo relevante por um longo tempo, à medida que a tecnologia for crescendo. Já o mesmo não podemos dizer do HD, que com a popularização da 4K, deve ser visto em breve como algo "antigo".

Porque você deveria comprar uma TV 4K

Agora que examinamos as coisas básicas, vamos aprofundar mais! As TVs 4K são interessantes. Faz pouco tempo que elas foram lançadas, mas se popularizaram bem rápido. Os recursos de outros equipamentos e serviços já estão se adequando, e os painéis em si estão melhorando. O 4K é definitivamente melhor do que o 1080p, desde que você utilize os recursos necessários para usufruir dessa tecnologia.

Tecnologia do futuro 

Todos os recursos mais recentes vão rumo ao 4K, e já existem muitos deles. O HDR ajuda os brilhos a ficarem mais claros, os tons escuros mais escuros, tornando as cores mais reais. Existem vários tipos de HDR. O HDR parece estar melhorando a cada ano. Alguns jogos, DVDs e até mesmo alguns filmes são transmitidos têm HDR. O Xbox One S e PS4 Pro tem isso. A Netflix também suporta HDR e Dolby Vision. Não é difícil usar a tecnologia, mas você precisa de uma TV 4K para isso.

O OLED é outra excelente peça de tecnologia quase exclusiva para 4K. O OLED é como o plasma desta geração. Ele oferece pretos muito mais profundos, e melhora dramaticamente os ângulos de visão quando comparado ao LCD. A tecnologia ainda é muito cara. No entanto, o OLED é quase exclusivo para TVs 4K. Aqueles que procuram a melhor e mais recente tecnologia de tela, praticamente tem que poder contar com uma TV 4K OLED. 

Claro, há também o fato de que os próprios painéis têm mais pixels. Uma TV 4K tem quatro vezes mais pixels que uma TV 1080p. É por isso que eles chamam de 4K, embora a resolução oficial seja 2160p. 

Vídeo 4K já é uma realidade

Uma das grandes desvantagens de quem comprava uma TV 4K há alguns anos atrás, era a falta de conteúdo. Você poderia comprar essas TVs super caras, mas tudo o que você poderia assistir nela seria em 1080p. Essa desvantagem não existe mais. Serviços como Netflix, Hulu e YouTube têm uma variedade de vídeos em 4K que você pode assistir e aproveitar.

Evidentemente, a seleção não é muito diversificada ainda. A Netflix transmite parte do conteúdo original em 4K. Os vídeos do YouTube em 4K são um pouco mais difíceis de encontrar. O Hulu e o Amazon Video estão apenas começando o lançamento de seu conteúdo em 4K. No entanto, o quadro geral é que as empresas estão migrando para a TV nesta resolução. Estamos prestes a ver muito mais conteúdo em 4K, isso é uma expectativa realista.

A tendência é que os provedores de TV a cabo adotem o 4K. Alguns canais brasileiros como SporTV, Globo e Multishow já disponibilizam conteúdo em 4K. Mas lembrando que você precisa usar os serviços de streaming da Globo Play, que custam R$ 14,20 por mês.

Existem UHD Blu-ray players para aproveitar o crescente número de Blu-rays em 4K, bem como o Chromecast Ultra, alguns dispositivos Roku e outros hardwares.

Consoles de jogos já rodam em 4K.

Os consoles de videogames adotaram o 4K em grande estilo. Tanto a Sony quanto a Xbox lançaram as segundas versões de seus consoles de última geração para suportar 4K e HDR. O PS4 Pro e o Xbox One S e One X são capazes de resoluções 4K nativas, bem como HDR. 

Aqueles que vão na rota do PC Gamer podem jogar em 4K também. Você pode construir um computador capaz de rodar jogos em 4K por um preço muito mais razoável do que em anos anteriores. Tanto o console quanto o PC têm uma biblioteca pequena, mas em rápido crescimento, de videogames prontos para 4K que você pode aproveitar. Além disso, tanto o PC quanto o console podem transmitir Netflix, Hulu, e outros em 4K.

Assim, muito parecido com o vídeo, faz mais sentido comprar 4K agora do que há alguns anos atrás quando se trata de games. Não estamos mais em 2015, quando tudo o que você tinha era um jogo de 1080p. O futuro está aqui e só deve melhorar nos próximos anos.

Os preços estão caindo.

Hoje em dia é muito mais viável adquirir uma TV 4K. Nos dias de hoje, você pode obter uma 4K relativamente decente com algumas das características atuais por metade do valor que elas já custaram. Existem exceções. Uma TV OLED ainda é relativamente cara. 

As TVs Dolby Vision (e outras tecnologias proprietárias de HDR) são bastante difíceis de encontrar em geral, e custam caro. No entanto, você pode obter um painel decente de LCD ou FALD 4K com HDR10 por um valor menos assustador. O preço varia dependendo de seus recursos.

A maioria das TVs OLED tem os mesmos recursos que seus irmãos LCD e FALD. A Dolby Vision e outras tecnologias proprietárias de HDR também não estão nessa faixa de preço mais barata. No entanto, os recursos da Smart TV, o Googlecast e outros recursos estão disponíveis. A qualidade das TVs também é muito boa.

Não vai ser uma decepção como o 3D

Já falamos disso anteriormente. É para onde a tecnologia está indo. Serviços de streaming e serviços a cabo estão obtendo mais conteúdo em 4K. Os  Blu-ray players, consoles de videogame e streaming sticks já são em 4K. Está bem claro que a tecnologia 4K não vai decepcionar como aconteceu com a tecnologia de TV 3D. O 4K está aqui para ficar, e as empresas estão trabalhando por isso.

Certamente uma TV 4K é um pouco mais cara que uma Full HD. No entanto, você será capaz de se sentar em sua sala de estar e ver literalmente toda a mídia de melhor qualidade que existe. A maioria das empresas está comprometida com HDR e 4K. Está acontecendo agora. Você pode estar na fileira da frente e aproveitar todo esse novo conteúdo.