De acordo com rankings divulgados todos os semestres, os dois supercomputadores mais rápidos do mundo estão nos Estados Unidos. Os modelos chamados Summit e Sierra usam a tecnologia da IBM.

O Summit recebeu o título de computador mais rápido do mundo em junho, ao realizar o teste matemático LINPACK em 122.3 petaflops por segundo. A partir de então ele recebeu novas atualizações sendo que agora é capaz de realizar o teste em 143,5 petaflops por segundo.

O Sierra aparece logo atrás do Summit, com 1,6 milhões de núcleos de processador, para os 2,4 milhões da Summit. Os dois supercomputadores são executados com especificações semelhantes: processadores IBM Power9 com chips aceleradores Nvidia Tesla V100. 

EUA possuem os dois supercomputadores mais rápidos do mundo.
EUA possuem os dois supercomputadores mais rápidos do mundo.

O Sierra, mesmo apresentando menos núcleos de processador, foi capaz de superar um computador chinês, o Sunway TaihuLight.

O governo dos Estados Unidos investiu na corrida armamentista dos supercomputadores, com investimento de US$ 258 milhões em 2017 em companhias de financiamento como IBM, Cray, AMD, Intel e Nvidia para a construção de computadores que são capazes de realizar tais cálculos.

Estes supercomputadores podem ser utilizados para prever as mudanças climáticas, como ainda procurar uma cura para doenças como o câncer e realizar pesquisas sobre fusão nuclear, como ainda outras tarefas que exigem grande capacidade.

No total, cinco dos dez supercomputadores são americanos, dois deles são chineses, e Suíça, Japão e Alemanha possuem um.                                                                       

Fonte: The Verge