Uma sonda japonesa, após uma viagem de três anos e meio, chegou às proximidades do asteroide Ryugu, que possui formato de losango. A Hayabusa 2 partiu da base espacial Tanegashima em 2014 para poder estudar o asteroide mais de perto.

A missão tem como objetivo de recolher amostras de rochas e do solo do asteroide. Makoto Yoshikawa, responsável pela missão, revelou os próximos passos da Hayabusa 2 para a BBC: "Primeiro, vamos estudar cuidadosamente as características da superfície. Depois, vamos escolher o local da aterragem para fazer a coleta de material".

Sonda japonesa chega em asteroide que possui forma de pião.
Sonda japonesa chega em asteroide que possui forma de pião.

A ideia é lançar da Hayabyusa 2, um projétil de cobre, chamado de "Impactor" em direção ao asteroide. Levando em conta uma distância segura, uma carga explosiva será detonada no projétil para poder lançá-lo em alta velocidade na direção do asteroide, e assim, com o impacto será formada uma cratera.

Em seguida, a nave irá se aproximar da cratera e enviará pequenas sondas, do tamanho de caixas de sapato, que fará a coleta de material.

Os cientistas, a partir das amostras do Ryugu, esperam avançar nos estudos sobre a origem e evolução do Sistema Solar.

Os asteroides são sobras de material da formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos. Eles contem água, compostos orgânicos, são ricos em carbono e também metais preciosos.

Formato do asteroide

O formato do asteroide, segundo Yoshikawa, que é professor do Instituto de Ciência Espacial e Astronáutica do Japão, é completamente inesperado, bem como a duração do seu movimento de rotação.

Segundo ele, os asteroides que apresentam tal forma, no geral, tendem a ter "dias" mais curtos, completando uma rotação a cada três ou quatro horas. Porém, o período de rotação do Ryugu é relativamente longo, ou seja, de 7,5 horas.