O pequeno asteroide 2018 LA, no último sábado, atingiu a atmosfera terrestre. Tudo ocorreu algumas horas após a sua trajetória em nossa direção ser detectada por pesquisadores. O episódio oportunizou a NASA a utilizar as técnicas de observação, caso seja necessário executar o plano para salvar a Terra de um impacto.

O asteroide em questão, anteriormente catalogado como ZLAF9B2, foi descoberto pelo Catalina Sky Survey (CSS), um programa de monitoramento americano gerenciado pela NASA, sendo que foi estimado em apenas 2 metros de diâmetro.

NASA acompanha asteroide antes de impactar com a atmosfera terrestre.

Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS), o evento ocorrido no último sábado foi "a terceira vez em que se descobriu que um asteroide estava em uma trajetória de impacto". Os três asteroides queimaram na atmosfera e não causaram qualquer dano.

Os momentos que antecedem o choque com a atmosfera terrestre do asteroide foram capturados na noite de sábado por webcan, na África do Sul. O vídeo pode ser visto abaixo:

Nas imagens a sensação que temos é que uma bola de fogo atinge o solo, no entanto, na verdade, ela desaparece no horizonte, já que o asteroide se desintegra a vários quilômetros da superfície.

Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da sede da NASA, comentou que o objeto era bem menor do que a sua equipe costuma vigiar. Mesmo assim, o evento do sábado "permite exercitar nossas capacidades e dá alguma confiança que nossos modelos de previsão de impacto são adequados para responder ao impacto potencial de um objeto maior."

Vale mencionar que, há pouco mais de um mês, um outro asteroide nomeado de 2018 GE passou próximo ao nosso planeta antes mesmo de ser detectado.

E você, acredita que em uma possível ameaça do tipo a NASA consiga deter um asteroide antes de colidir com a Terra?