A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) anunciou na quinta-feira (12) a chegada do primeiro conjunto de tubos projetados para transportar pessoas e cargas para seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Toulouse, na França. Com diâmetro interno de 4,0 metros, o sistema é otimizado tanto para cápsulas de passageiros quanto para contêineres. A primeira fase inclui um sistema fechado de 320 metros que estará operacional neste ano. Além disso, um segundo sistema em escala real, de 1.000 metros de extensão, elevado por postes a uma altura de 5,8 metros, será concluído em 2019.

Os sistemas são totalmente escaláveis ​​e serão utilizados tanto pela HyperloopTT quanto pelas empresas parceiras. A cápsula de passageiros em grande escala, atualmente está em fase de conclusão em instalação da Carbures, na Espanha, com previsão de entrega das instalações até setembro para montagem e integração.

Tubos para transportes de pessoas ou bens
Tubos para transportes de pessoas ou bens

 O CEO da HyperloopTT, Dirk Ahlborn, disse "Há cinco anos, tomamos a decisão de resolver os problemas mais urgentes dos transportes: eficiência, conforto e velocidade. Hoje, estamos dando um importante passo adiante para alcançar essa meta. O Hyperloop é mais do que apenas exibições de aceleração rápida e mais do que apenas quebrar recordes de velocidade. A oportunidade real é criar um sistema eficiente e seguro com uma experiência inigualável para os passageiros."

Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT, ressaltou "Construir em escala real significa que estamos comprometidos com a inovação a longo prazo. Fomos pioneiros na tecnologia, provamos ser viáveis ​​e seguráveis ​​pela maior empresa de resseguros do mundo, a Munich RE. Temos acordos em vigor em nove países onde estamos trabalhando na viabilidade e na regulamentação. Temos um Centro Global de Inovação em Logística no Brasil e uma instalação em Toulouse, onde entregaremos a primeira cápsula de passageiros em escala real. O Hyperloop não é mais um conceito, tornou-se uma indústria comercial."

A companhia afirma que em breve serão revelados os detalhes para uma inauguração pública da instalação em 2018 e pista de protótipo. A Hyperloop Transportation Technologies é uma empresa de transportes e tecnologia, cujo principal objetivo tem sido tornar real o sistema de mobilidade que conecta pessoas e bens a velocidades sem precedentes, de maneira sustentável, segura e eficiente, o Hyperloop.

Contudo, nesta semana já chegaram novidades da companhia, com o fechamento de uma parceria nos Emirados Árabes Unidos.

Primeiro sistema Hyperloop nos Emirados Árabes Unidos

A HyperloopTT e o Aldar Properties assinaram um acordo histórico para o primeiro sistema comercial Hyperloop na região entre Abu Dhabi e Dubai com 10km de extensão. A  Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) anunciou nesta quarta-feira (18), a assinatura de acordo com a Aldar Properties PJSC, a principal corretora de imóveis de Abu Dhabi, para iniciar a construção de um sistema Hyperloop, de um Centro de Inovação XO Square e um Centro de Visitantes.

A construção será realizada nas propriedades da Aldar em Seih Al Sdeirah, em Abu Dhabi, próximo ao empreendimento residencial Alghadeer. O espaço é convenientemente localizado na fronteira dos Emirados de Abu Dhabi e Dubai, perto do centro Expo 2020 e do Aeroporto Internacional Al Maktoum.

Em fase de construção
Em fase de construção

A HyperloopTT planeja a construção da linha em várias fases a partir da alocação de dez quilômetros na região. Próximas etapas de desenvolvimento visam a criação de uma rede Hyperloop comercial nos Emirados e além.

Desde 2016, a HyperloopTT tem trabalhado nos Emirados em parceria com o Sheikh H.H. Falah Bin Zayed al Nayan, e concluiu com sucesso um abrangente estudo de viabilidade para a construção de um Hyperloop em colaboração com o Departamento de Transportes de Abu Dhabi.

No início deste mês, a HyperloopTT iniciou a construção do primeiro protótipo de sistema de transporte de passageiros e carga em Toulouse, na França, e espera a entrega da primeira cápsula de passageiros no final deste ano. A cápsula será montada e otimizada em Toulouse antes de ser usada nos Emirados.

Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT, enfatizou "Este acordo cria a base para o primeiro sistema comercial Hyperloop no mundo aqui nos Emirados, com o objetivo de conectar Abu Dhabi a Al Ain, Dubai, e Riad, na Arábia Saudita. Com apoio regulatório, esperamos que o primeiro trecho esteja operando a tempo da Expo 2020."

O CEO da Aldar Properties, Talal Al Dhiyebi, disse "Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a HyperloopTT pela proposta deles em trazer uma das tecnologias de transporte mais revolucionárias do mundo para Abu Dhabi. Alghadeer está em um ponto tão estratégico dentro dos Emirados Árabes Unidos - perto das principais áreas de desenvolvimento de Abu Dhabi e Dubai, que faz sentido equipá-la com oportunidades de transporte rápido. Acreditamos que a tecnologia Hyperloop possa ter um grande impacto positivo na vida de todos aqueles que vivem em nossas comunidades, e esperamos que essa possibilidade se torne uma realidade em breve."

Dirk Ahlborn, CEO da HyperloopTT, complementou "Uma nação com visão de futuro, como os Emirados Árabes Unidos, é ideal para construir o sistema de transporte mais revolucionário, eficiente e rápido do mundo. Com este acordo histórico em Abu Dhabi, damos um grande passo em direção ao primeiro sistema comercial desse tipo do mundo."

Projeções para o Brasil

A HyperloopTT anunciou no início de abril, que o Brasil será sede do primeiro Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT,  com uma estrutura de 22.000 metros quadrados na Cidade de Contagem, em Minas Gerais.

Com operações previstas para este ano, o centro global abrigará a divisão de pesquisas de logística da empresa, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos de todo o mundo focados em resolver crescentes questões em logística pela tecnologia Hyperloop. Isso inclui a Hyperloop Academy, para realizar projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento, como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações.

"O Brasil é um dos principais mercados de inovação no mundo, abrigando startups e mentes inovadoras que já exportam suas ideias globalmente. Acreditamos que a HyperloopTT se beneficiará dessa evolução que ocorre na indústria brasileira para desenvolver novas soluções para a mobilidade humana e para o transporte sustentável de cargas pelo país, que apresenta extensões continentais", afirma Rodrigo Sá, diretor global de desenvolvimento de negócios da HyperloopTT.

Atualmente, a HyperloopTT também está em fase de negociações para iniciar uma série de estudos de viabilidade para diferentes rotas no Brasil, tanto para cargas como para passageiros. Estes estudos visam o apoio técnico, financeiro e regulatório necessário para a implementação de um sistema Hyperloop no país.