Inteligências artificiais superam humanos em teste de leitura

Microsoft e Alibaba desenvolveram IAs capazes de superar a capacidade humana de interpretar a leitura de texto.

Por | @marciobohrer Tecnologia

Você, por acaso, tem usado a Cortana recentemente? Eu testei quando ela foi liberada no Brasil e a resposta para qualquer pergunta, para ela, significava uma pesquisa no Bing. “Essa tecnologia nem funciona, ora bolas”, a gente poderia esbravejar. Só que a Microsoft não estacionou sua pesquisa em Inteligência Artificial e, na primeira semana de 2018, as IAs de Microsoft e Alibaba - aquela mesma do e-commerce chinês - bateram uma marca importante no teste SQuAD (Stanford Question Answering Dataset) - trata-se de uma base de dados com milhares de perguntas e respostas utilizada para testar a - olha a redundância - inteligência das inteligências artificiais.

O teste foi produzido pela Universidade de Stanford e é respeitadíssimo. A IA da Alibaba conseguiu marcar 82.440 pontos no teste com 100 mil perguntas. Dois dias antes a IA da Microsoft fez ainda mais pontos (82.650). A melhor marca registrada por humanos foi de 82.304 pontos. 

Leia também:

Ganhou dos humanos, mas o que isso significa?

Para a Alibaba, uma IA com extrema capacidade de interpretação da escrita, vai ajudar muito aos serviços de email, feeds de mídias sociais, alvos de publicidade, além do melhor atendimento ao público através de chat em seu site, por exemplo. Basicamente um robô saberá interpretar melhor o que você está escrevendo, com base ainda nas respostas anteriores, para oferecer a melhor solução do problema ou o melhor produto para se comprar.

Já para a Microsoft, o algoritmo de inteligência vai melhorar o serviço prestado pelo Bing e a própria Cortana, que mencionei no início do texto. A inteligência também vai permitir que mecânicos, médicos, e qualquer outra área profissional encontrem mais rapidamente assuntos-chave em manuais, almanaques e artigos científicos.

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
RecomendadoEnquete
Você assina Netflix?
Sim, sou titular(49,78%)
Sim, sou reserva =) (14,10%)
Não, mas pretendo(21,15%)
Não, nem quero(14,98%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários