Conforme um artigo publicado pela Cornell University Library, os pesquisadores do Google estão desenvolvendo um sistema de rede neural que permite informar dados sobre a saúde dos usuários, bem como idade e sexo, e tudo isso através da avaliação da retina.

Para conseguir o feito, o grupo se baseou no sistema de rede neural convolutiva, que é a mesma usada para identificação de fotos, e eles treinaram o sistema de inteligência artificial para reconhecimento de aspectos das retinas. O treinamento foi realizado com 284.335 imagens de retinas de pacientes.

Google pode lançar recurso que identifica sua saúde através de foto da íris.
Google pode lançar recurso que identifica sua saúde através de foto da íris.

O sistema teve a capacidade de determinar com precisão a idade das pessoas, com uma porcentagem de erro de, no máximo, três anos. Além disso, o sistema também acertou o sexo com precisão de 97%, além disso, reconheceu fumantes com 71% dos acertos. Já a pressão sanguínea e tendências a paradas cardíacas teve acerto de 70%.

Agora, a expectativa é de os cientistas consigam aprimorar o processo para que a taxa de acerto seja ainda maior. Deste modo, a tecnologia poderia auxiliar os médicos ao fornecer dados com maior agilidade e precisão.

Alguém tem dúvidas que a Inteligência Artificial será a nossa grande aliada no futuro?