Avast diz que 20% dos dispositivos IoT no Brasil estão ameaçados de ataques virtuais

Dica é manter os aparelhos sempre atualizados e com senhas fortes de acesso.

Avast diz que 20% dos dispositivos IoT no Brasil estão ameaçados de  ataques virtuais

Conforme uma recente pesquisa da Avast sobre dispositivos inteligentes no Brasil, cerca de 20,1% estão sob ameaça de ataques cibernéticos.

O que mais chama a atenção é que a maioria dos aparelhos da Internet das Coisas (IoT) são webcans, babás eletrônicas, impressoras e roteadores. Tais produtos acabam colocando em risco a privacidade e segurança dos usuários.

As definições de vírus foram atualizadas
As definições de vírus foram atualizadas

A empresa de segurança aponta que mais da metade dos roteadores (62,4%) do país estão vulneráveis, sendo assim, através deles os cibercriminosos podem ter acesso remoto aos demais aparelhos, incluindo as smartTVs e aparelhos de cozinha inteligentes. Com isso, os cibercriminosos podem coletar dados importantes, como contatos e informações do cartão de crédito.

"Os roteadores são a porta da rede doméstica e, portanto, criam um ponto de entrada fácil para hackers atacarem as redes domésticas brasileiras, se não estiverem corretamente protegidas, porque o software, por exemplo, está desatualizado ou porque é usada uma senha fraca", revela Ondrej Vlcek, CTO, Executive VP & General Manager Consumer da Avast.

Levando em consideração que webcans e também babás eletrônicas no Brasil estão vulneráveis, os cibercriminosos podem acessá-las de modo simples e com isso visualizar os espaços privados, podendo, inclusive, transmitir as imagens para a internet.

Os analistas de segurança dizem que a melhor forma para proteger os dispositivos móveis conectados é realizar todas as atualizações de software, bem como escolher senhas fortes e complexas para os aparelhos e contas de acesso.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?
Celulares

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?

Testamos o Moto G50 5G por alguns dias e aqui você confere os pontos positivos e negativos deste intermediário de entrada com preço bem interessante, desempenho aceitável e bateria sensacional.

Hacker usou ransomware para prender as vítimas em seus cintos de castidade IoT
Tecnologia

Hacker usou ransomware para prender as vítimas em seus cintos de castidade IoT

O código-fonte do ransomware ChastityLock voltado para usuários do sexo masculino de um brinquedo adulto específico está agora disponível publicamente para fins de pesquisa.

Concreto inteligente se autorrepara e tem monitoramento de
Tecnologia

Concreto inteligente se autorrepara e tem monitoramento de "saúde" em tempo real

Pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA, criam concreto inteligente que se autorrepara e possui monitoramento de "saúde" em tempo real.