A IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) é uma rede de dispositivos conectados entre si e a servidores na nuvem, permitindo acesso remoto aos recursos oferecidos pelos aparelhos. São produtos com sensores, software e conectividade à rede, capazes de coletar, compartilhar dados e receber comandos via aplicativo em um dispositivo móvel conectado à internet.

Como a IoT funciona?

O que é e como funcionam os dispositivos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Fonte: newsweek
O que é e como funcionam os dispositivos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Fonte: newsweek

Em uma rede de dispositivos de IoT são coletadas informações que são compartilhadas em tempo real para possibilitar reações mais inteligentes de acordo com o ambiente. Para isso, geralmente se tem sensores, para que seja possível uma mínima percepção do ambiente, e softwares, desenvolvidos para auxiliar na análise dos dados coletados e ações automáticas sequenciadas. Tudo isso acontece utilizando na maioria das vezes a transmissão de dados sem fio como o Wi-Fi ou o Bluetooth, permitindo que aconteça uma ação conjunta de diferentes dispositivos.

Para gerenciar os dispositivos de IoT, há o desenvolvimento de aplicativos com uma interface simples e intuitiva, para que o usuário consiga comandar mais facilmente o que deve ser feito de acordo com a sua rotina ou necessidade. Isso permite que sejam implementadas diversas soluções em termos de mobilidade, segurança, saúde, lazer, fabricação de produtos, entre outras áreas. Consequentemente, há uma melhora na qualidade de vida, na eficiência energética de diversos locais, na redução de custos de manutenção etc.

Onde é possível utilizar a IoT?

Lugares e áreas onde é possível utilizar dispositivos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Fonte: datasciencecentral
Lugares e áreas onde é possível utilizar dispositivos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Fonte: datasciencecentral

Hoje existem diversos usos para dispositivos de IoT. Abaixo você pode conferir alguns exemplos:

  • Veículos conectados: gerenciar de forma mais eficiente o trânsito nas cidades, notificar familiares em caso de acidente, prever ou prevenir as necessidades de manutenção do veículo, monitorar carros alugados de empresas que disponibilizam um veículo para o trabalhador.
  • Casas inteligentes (Smart Homes): monitorar a rotina dos usuários para controlar quando as luzes devem acender, alertar quando houver a necessidade de manutenção de alguma estrutura da casa, controlar dispositivos como, por exemplo, ar-condicionado, sistema de som, banheira televisão, coletar informações sobre a qualidade do ar, sobre os níveis de ruído.
  • Prédios inteligentes (Smart Buildings): reduzir o consumo de energia, diminuir os custos de manutenção, gerenciamento de logística de insumos.

Quais tecnologias são utilizadas em dispositivos de IoT?

Tecnologias utilizadas em dispositivos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Fonte: nccoe
Tecnologias utilizadas em dispositivos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Fonte: nccoe

Atualmente, para realizar tarefas de forma mais eficiente, os dispositivos de IoT contam com o auxílio de diversas tecnologias. São elas:

  • Computação de borda: aumenta a capacidade computacional nas bordas de uma rede de produtos de IoT, reduzindo a latência de comunicação entre os dispositivos, melhorando assim o tempo de resposta para um comando.
  • Computação em nuvem: através da conexão com servidores na nuvem, é possível armazenar dados e acessá-los remotamente, além de permitir o gerenciamento de dispositivos de IoT remotamente. É útil também para monitorar e diagnosticar algum problema no funcionamento dos aparelhos.
  • Machine learning (aprendizado de máquina): Através da análise de dados durante o funcionamento dos dispositivos de IoT, o software avalia o que pode ser útil e toma decisões em tempo real para otimizar as tarefas do dia a dia do usuário.