O que é o formato 18:9 e qual a sua diferença para 16:9?

Saiba o que é o formato de tela 18:9 também conhecido como Univisium e porque ele foi inventado.

Por | @oficinadanet Tecnologia

 A indústria cada vez se adapta mais e inventa novas tendências, a mais recente delas é o formato de tela 18:9. Bom, mas o que é este novo formato de tela, e qual a diferença que ele fará em nossas vidas? 

Pois bem, a proporção da tela, nada mais é que a relação matemática entre suas medidas de altura e largura. Essa relação define o formato da tela e pensando nestes formatos é que surgem as tendências. Até a década de 50 as produções de cinema eram feitas em escala 4:3 (1,33), como a TV já havia sido inventada em 1925, e se popularizou após a segunda guerra mundial, elas eram produzidas nesta mesma escala, sendo praticamente quadradas.

O que é o formato 18:9 e qual a sua diferença para 16:9?

A partir de 1960, o cinema passou a adotar novos formatos, um deles foi o Cinemascope 7:3 (2,35), o que ocasionou em uma mudança na TV, como as produções eram feitas em escalas maiores, na hora em que eram transmitidas na TV suas proporções obrigavam a realização de ajustes. Estes ajuste faziam com que algumas partes da imagens fossem excluídas ou então reduzidas, daí então as duas barras pretas horizontais. Com o passar do tempo a indústria então adaptou o formato das TV para o WideScreen, em uma escala 16:9 (1,78) que é a média entre o 7:3 do cinema com o 4:3 da TV.

Hoje em dia as filmagens cinematográficas são produzidas na escala chamada de 70mm (2,20:1) enquanto as telas se mantém em escala 16:9. O que torna necessário novamente ajustes. Para evitar que isso continue a escala foi novamente ajustada, passando a ser o formato o Univisium 18:9 ou 2:1. Neste novo formato, qualquer produção feita em 16:9 ou 70mm pode se ajustar ao tamanho da tela, sem necessariamente perder conteúdo ou ser reduzida ao ponto de se aplicar as faixas pretas. 

O que é o formato 18:9 e qual a sua diferença para 16:9?

A Netflix e a Amazon Prime Video já produzem algumas séries neste formato House of Cards e Transparent são os exemplos. Seguindo esta tendência, empresas como LG e Samsung já passaram a produzir aparelhos com estas escalas, os exemplos são o LG G6 (review aqui) e o Samsung S8 (review em breve), que possui escala de 18,5:9.

O próprio Google entrou nessa e também passou a incentivar que os desenvolvedores de conteúdo para Android, comecem a produzir seus aplicativos em tal escala ou maior. Isso prova que uma nova tendência está surgindo, e que logo TVs e outros aparelhos passarão por esta adaptação, basta aguardar.

Mais sobre: tela monitor Tecnologia
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar