Um teclado com Keycaps Double-shot com uma fonte decente, switches da Kailh ou Gateron com Hotswap, Iluminação RGB de alta qualidade com configuração diretamente no teclado ou via Software com a opção pra macros e que salva tudo na memória interna do teclado e com o que é pra ser um baixo preço.

Isso existe? Bom, é exatamente essa a proposta do Tecware Phantom Elite que vem por 79USD lá fora e incluí tudo isso que eu falei e mais um pouco.

Tecware Phantom Elite
Tecware Phantom Elite

Lembrando que além deste teclado, também faremos um review de um dos mouses da marca, o Impulse Pro que é vendido por 39USD.

Este Review também foi feito em vídeo para o nosso canal e que você pode assistir logo abaixo:

Vamos começar primeiramente introduzindo a marca já que é bem possível que é a primeira vez que você lê ou escuta o nome dela.

A Tecware

Mousepad RGB da marca
Mousepad RGB da marca

A marca é relativamente nova tendo "apenas" 7 anos de existência, você pode visitar o website da mesma porém achará poucas informações por lá, entrei em contato com a marca e eles ficaram felizes de dar um pouco mais de informações sobre a história da marca e da onde eles vem. Vou deixar o texto original em inglês pra quem quiser ler e traduzirei logo abaixo.

"TECWARE started out as a boutique brand in 2012, selling unique PC Cases locally (Philippines) to D.I.Y PC builders. Today, we are a global brand and have expanded our product offering to Peripherals as well. Most of our global operations are held in Singapore, but we have partners in Singapore, Malaysia, Philippines, Vietnam, Australia, and most recently Indonesia. Our products are also available on Amazon and AliExpress in US and EU regions. We set ourselves apart with our commitment to a high standard of quality, as well as clean and meaningful designs, all these while balancing the price-performance ratio of our products, so that consumers understand what they’re paying for and the value they are getting with our products."

- Tecware

A marca começou em 2012 vendendo gabinetes únicos para pessoas que montam PCs Custom localmente nas Filipinas.

Hoje a marca que vendia somente nas Filipinas se tornou Global e a mesma expandiu sua linha de produtos que agora contém gabinetes, fans, mouses, teclados, mousepads e apoios de pulso.

A maior parte dos processos internos da empresa são contidos em Singapura porém eles também tem parceiros na Malásia, Filipinas, Vietnam, Australia e mais recentemente Indonésia. Na Europa e nos Estados Unidos os produtos estão disponíveis na Amazon e na AliExpress (prevejo importadores abrindo o AliExpress agora).

Eles se diferenciam pois focam em um alto nível de qualidade de produtos com designs que misturam elegância e funcionalidade e ao mesmo tempo tendo um equilíbrio com o Custo x Benefício dos produtos para que assim os clientes da marca entendam o que eles ganham pelo preço que pagam.

O contato com a marca foi bem fácil de conseguir, tudo que eu fiz foi mandar uma mensagem para a página do Facebook da marca que eles me responderam logo depois.

Agradeço a Tecware pela informação concedida e acho que fica uma válida apresentação da marca ao público brasileiro.

Design e Construção Externa

O design me lembra muito o MotoSpeed K96 no qual o Wellington Diesel da Adrenaline tem review.

Algumas similaridades
Algumas similaridades

Ele é bem simples por fora com um visual bem bacana e que não chama muito atenção mesmo que estivesse o use em um escritório (que é o meu caso). Ele só tem um branding em toda sua parte superior/lateral que é na parte frontal do teclado onde está escrito o nome do modelo (Phantom) em branco.

O único local onde você realmente vê um design mais "cheio" é em sua parte inferior onde é possível achar informações do produto como o Serial, o keycap puller que fica diretamente encaixado no teclado e os 6 pés de borracha, 4 diretamente na case do teclado e 2 no suporte de elevação, nos quais prendem muito bem e garantem que o teclado não deslize e o organizador de cabos que é um pouquinho chato de arrumar mas funciona.

Parte inferior do teclado com cable routing e o puller incluso
Parte inferior do teclado com cable routing e o puller incluso

Assim como veremos na parte interna do teclado, na parte externa ele é quase que uma cópia do GMMK Glorious que é um teclado de 110USD com poucas diferenças sutis como a borda superior cromada que existe no GMMK.

Eu pessoalmente gostei muito do visual do teclado sendo bem simplista mas ao mesmo tempo não deixando a desejar. E por ter bordas finas o mesmo acaba usando bem pouco espaço na sua mesa ocupando basicamente só a área onde estão os switches.

Teclado tem aparência sóbria, ainda mais sem switches.
Teclado tem aparência sóbria, ainda mais sem switches.

Funções

O teclado tem muitas funções que podem ser controladas diretamente no teclado, assim como o Dark Avenger. Na verdade, estes 2 teclados são muito parecidos por causa de alguns items que são compartilhados que vocês poderão ver ao longo do review.

As funções de iluminação eu tocarei na parte de iluminação, aqui irei focar em seus outros modos.

O manual inclui e explica todas as funções do teclado e quais as combinações de teclas para usar as mesmas. Usando a tecla FN + os presets já inclusos você pode: pausar/play, passar ou voltar e dar stop na música assim como abrir o player padrão, abrir o navegador, abrir uma nova pasta, abrir a calculadora, aumentar/baixar o volume e o botão mute. A única diferença das funções entre ele e o Dark Avenger é a ordem das funções e que o Dark Avenger tem a função de abrir o e-mail.

Function Keys
Function Keys

Uma coisa que eu percebi que não está presente no teclado é a gravação de macros diretamente no teclado, ele tem esta função porém ela está integrada no Software do mesmo.

Construção Interna

Aqui é a parte mais importante de um teclado, sua construção interna onde veremos o acabamento da PCB, se as soldas são bem feitas e se ele foi realmente construído para durar.

Primeiramente para abrir o teclado basta apenas tirar as keycaps e alguns parafusos na parte superior, não há nenhum parafuso escondido embaixo de nada nem encaixes, é só remover os parafusos superiores que você já ganha acesso a parte interna, porém não se enganem, ele ainda apresenta um grande nível de rigidez e não dá nenhuma impressão de fragilidade.

Aqui é possível ver alguns parafusos que seguram a plate superior no lugar.
Aqui é possível ver alguns parafusos que seguram a plate superior no lugar.

Na verdade gostaria que todos os periféricos fossem assim, basta tirar alguns parafusos e pronto, você abriu. Nada de parafuso escondido embaixo de logos ou pads, nada de encaixes super fáceis de quebrar, tudo vem simples e bem feito como deveria ser desde o início.

Se você quiser separar a plate superior do teclado da PCB você precisa retirar os switches (que não é nada demais já que temos em mãos um teclado hot-swap, mais nisso logo logo) e também precisa tirar os estabilizadores das caps.

A PCB deste teclado é totalmente preta e vem muito bem feita, soldas muito boas, cada tecla é bem sinalizada, boa organização de componentes, enfim. Nada a reclamar por aqui, ao contrário, só elogios.

Além dos elogios, percebi que a PCB deste teclado e do GMMK Glorious (teclado de 110usd, review do Anandtech aqui) são parecidas. No começo até achei que eram a mesma, porém ao analisar mais afundo é possível ver algumas diferenças entre design e localização de alguns componentes além do Tecware possuir alguns circuitos a mais.

Aí depois de ver isso aqui e lembrar que este teclado é vendido lá fora por apenas 79USD e ver este nível de construção te faz pensar o porquê de outras marcas terem projetos tão piores na mesma faixa de preço.

Como de costume vou deixar a galeria com as fotos internas do teclado para vocês poderem ver em melhor qualidade e com calma.

Iluminação

A iluminação do teclado é RGB e conta com leds SMD do tipo 3528 e é muito boa, os LEDs são fortes e consistentes em todo o teclado, ele dá a impressão de não ser tão bem iluminado pois sua plate é escura o que tira um pouco a impressão de que a luz se "espalha" pelo teclado porém entendo muito bem o porquê de terem feito isso.

LEDs SMD 3528 e os estabilizadores das keycaps.
LEDs SMD 3528 e os estabilizadores das keycaps.

Cada tecla tem seu LED próprio então você pode escolher a iluminação de cada tecla específica no Software da marca, no teclado você pode alternar entre 6 diferentes efeitos de iluminação, todos podem ser executados usando o spectrum RGB ou em cor sólida.

Spectrum RGB
Spectrum RGB

Para escolher uma cor sólida basta pressionar a tecla "FN" + "=+" que uma paleta de cores se abrirá no teclado e basta pressionar a tecla que contém a cor que você quer utilizar. Caso você queira usar o spectrum RGB basta clicar novamente em "=+" e pronto.

Segundo o manual há somente 6 modos disponíveis porém quando você lê a função de cada tecla se percebe que na verdade há 3 modos de iluminação em cada uma das teclas dedicadas aos modos totalizando 18 modos de iluminação que você pode configurar diretamente no teclado sendo que o único que é configurado via Software é o modo Custom onde você pode selecionar a cor de cada tecla individualmente.

3 modos por cada tecla, totalizando 18
3 modos por cada tecla, totalizando 18

O único defeito da iluminação dele é que em algumas keycaps é possível ver a ponta do encaixe dos Switches e isso é tanto para os Kailh quanto para os Gateron. Isso não está presente em todas as teclas do teclado porém algumas são um pouco mais pronunciadas que outras como nas teclas G, Windows, B e C.

Visível principalmente na tecla G, com bem pouco aparecendo no N e no B
Visível principalmente na tecla G, com bem pouco aparecendo no N e no B

Keycaps

As Keycaps do teclado são em ABS Double-shot e são de boa qualidade com boa regularidade entre as duas camadas da keycap. Uma coisa que eu e a pessoa que usou o teclado antes de mim não conseguimos descobrir é se as keycaps que tem uma tolerância muito baixa em relação ao encaixe ou se os switches da Gateron que são muito "gordinhos" pois ao trocar os switches é necessário fazer bastante força pra encaixá-las novamente, algo bem acima do que normalmente é preciso e aí as mesmas ficaram com a aparência que vocês podem ver abaixo.

Keycap Doubleshot
Keycap Doubleshot

Felizmente a camada de plástico interna é bem grossa e resistente provando que o material é de ótima qualidade e assim nenhuma das keycaps apresentou nenhuma rachadura e mesmo mexendo bastante e toda hora trocando o set de keycaps elas não demonstraram sinais de quebra, porém o aviso fica.

Switches

Aqui é onde a coisa fica realmente interessante.

Switches Kailh Brown instalados
Switches Kailh Brown instalados

O sistema hotswap é algo que vem se popularizando aos poucos no mercado mainstream e já pode ser encontrado até em teclados de baixo custo como o Redragon Dark Avenger que já tem review no site, caso queiram ler basta clicar (link do review do dark avenger).

Mas se esse sistema existe em até em teclados que custam bem menos que esse, o que tem de diferente aqui? A diferença são os switches utilizados. A maioria dos hotswaps que vemos utilizam switches Outemu enquanto que o Phantom Elite usa Gateron e Kailh switches que são vendidos junto com o teclado e você só tem que escolher a cor do switch, ambos com switches variados e que tem uma alta qualidade de construção além de um ótimo tato ao digitar. Além disso, você também pode comprar switches da Cherry separadamente porém isto encarece o produto considerávelmente.

Você terá que inserir os switches na PCB independente do modelo que você escolha, isso provavelmente foi feito para diminuir os custos por parte da marca para que o teclado possa ter o menor preço possível.

Switches Gateron Blue na direita
Switches Gateron Blue na direita

O único porém disso tudo é a disponibilidade do teclado que não está sendo fácil de achar. O único lugar no qual eu consegui achar para comprar este modelo é neste site aqui que é lá da Malásia e que bem provavelmente não manda para o Brasil (Quem quiser tentar a sorte, a vontade).

E um pequeno aviso:

O POSICIONAMENTO DO HOTSWAP É NA VERTICAL E NÃO NA HORIZONTAL!

Pessoas que estão acostumadas vão rir ao ler isso, mas para quem nunca havia encostado em um hotswap antes e for seguir o manual pode acabar até danificando a PCB do teclado pois o manual mostra a pinça na posição ERRADA para remover os switches. Isso é algo que a TecWare tem que corrigir urgente para não ter dor de cabeça com seus clientes e para que o consumidor não estrague seu teclado por erro da empresa.

O encaixe do switch puller é na VERTICAL
O encaixe do switch puller é na VERTICAL

Software

Como mencionei antes o teclado possui software sim e ele é bem simples, tão simples que eu notei uma coisa:

O Software é o mesmo que o do Redragon Dark Avenger.

Página Inicial do Software
Página Inicial do Software

Falei diretamente com a Redragon sobre isso para tentar reunir mais informações e parece que ele vem em conjunto com a controladora do teclado e a marca só precisa mudar as imagens do mesmo.

Felizmente a diferença entre ele e o da Redragon é que a Tecware licenciou seu Software e o mesmo não acusa como potêncial Malware, o que é ótimo. Outra pequena diferença é que nesta versão é possível mudar o tempo de resposta do teclado.

Por ser o mesmo software da Redragon vai ser basicamente um Ctrl C + Ctrl V, então se você já leu o review do Redragon Dark Avenger vai ver que tem muita coisa parecida com este.

O software tem uma interface bem simples e na verdade funciona muito bem. Ele não tem nenhum delay ou algo do tipo e mudanças em sua configuração são apresentadas instântanemante.

Você pode alterar a iluminação clicando na opção "Enabled" logo abaixo de "LED EDITING MODE". Ao clicar uma lista de efeitos irá descer e aí você pode escolher a que você preferir. Alguns dos efeitos são: Breathing, Reactive, Wave, Fixed Color e Custom.

Você pode configurar as cores para serem RGB ou algo específico na maioria dos efeitos e também é possível desligar totalmente a iluminação do teclado.

Cores aleatórias por tecla
Cores aleatórias por tecla

Também é possível alternar entre 3 perfis diferentes, cada um salvando as configurações que você desejar assim como gravar macros que também é um processo simples.

Para gravar macros basta clicar na opção "Macro" que uma outra telinha irá aparecer.

Botão macro
Botão macro

Basta nomear o macro que no meu caso foi "teste1" e clicar em gravar e aí pressionar as teclas que você quiser. Após pressionar você pode mover os botões usados no macro e arrumar a ordem, algo bem útil caso você queira fazer um macro grande. Para mudar o atraso do macro basta clicar duas vezes na parte de duração e digitar o atraso (em MS).

É exatamente igual ao Dark Avenger, tanto que irei usar a mesma imagem
É exatamente igual ao Dark Avenger, tanto que irei usar a mesma imagem

Veredito

Por 79USD você tem Switches Kailh ou Gateron da cor que desejar com a opção de expandir futuramente, Keycaps Double-Shot com uma fonte decente, uma construção interna de excelente qualidade, um teclado rígido e que vai durar e iluminação RGB controlada diretamente pelo teclado ou via software.

  • Tipo de switch: Mecânico
  • Switch: Kailh Brown
  • Anti-ghosting: NKRO
  • Impressão das keycaps: Impressão Double-shot
  • Material das keycaps: Plástico ABS
  • Layout: ANSI
  • Tamanho: Full-size ou 100%
  • Possui software?: Sim
  • Possui descanso para pulso?: Não
  • Grava macros?: Sim

Tecware Phantom Elite - Veja aqui a ficha técnica completa

Tecware Phantom Elite
Tecware Phantom Elite

Você vai achar outro teclado com tudo isso e nesta faixa de preço? Possívelmente, afinal ele é vendido lá fora e todos sabemos que a banda toca diferente por lá.

Felizmente ainda posso recomendar este teclado sem nenhum problema afinal ele não apresenta nenhuma falha crônica e provavelmente durará muitos anos, assim recebendo um 9/10 considerando tudo que ele tem a oferecer pelo preço praticado.

MAS...

Há uma certa possibilidade de um certo alguém por meio de uma certa loja trazer este teclado para território tupiniquim, e o melhor: O preço talvez seja bem competitivo.

Não fiquem super esperançosos de que ele 100% virá pois não há nada confirmado e nem posso dizer quem/qual loja que está em contato com a marca, tudo que posso dizer é que esta possibilidade existe e que se ela se concretizar teremos algo muito bom acontecendo no nosso mercado: competição! Algo que infelizmente ainda falta um pouco por aqui mesmo que já esteja infinitamente melhor do que se comparado ao que era muito pouco tempo atrás.

Tecware Phantom Elite
Tecware Phantom Elite

O que posso dizer é para esperar com aquela pulga atrás da orelha que infelizmente sempre temos que ter no Brasil, mas que caso você viaje para os lados asiáticos do globo é um teclado que vale sim a pena dar uma olhada.

Gostaram do review? Espero que sim, logo mais vem o review do Tecware Impulse Pro, o mouse da marca que também veio para brigar com gigantes.