Quando a gente vê aquela simples frase no começo de um filme, "baseado em fatos reais", sempre ficamos ainda mais interessados no longa. Se você é uma dessas pessoas, esta lista vai ser sua diversão em tardes de domingo chuvosas ou naquelas horas de investir em uma história boa para a sessão de cinema em casa! Afinal, diversos filmes podem prender a gente na frente da televisão, mas nada como uma história que realmente aconteceu - sem tirar o crédito, é claro, dos bons enredos criados do zero.

Enfim, acho que vocês já entenderam as dicas que vamos dar neste post. E se você acha que só há produções de drama nesta categoria, está bem enganado: na nossa lista, temos suspense, comédia e romances e muitos outros para agradar gregos e troianos! Garimpamos o catálogo da Star+ para preparar esta lista, com algumas obras que se enquadram na categoria de obras inspiradas em fatos reais.

Os 10 melhores filmes baseados em histórias reais da Star+

Preparado? Então, vamos ao que interessa. E não esquece: prepara a pipoca e "bora" fazer uma sessão de cinema em casa.

A Favorita

Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

» Assista A Favorita

A Favorita
A Favorita

Ford vs Ferrari

Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.

» Assista Ford vs Ferrari

Ford vs Ferrari
Ford vs Ferrari

Johnny e June

A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

» Assista Johnny e June

Johnny e June
Johnny e June

O Último Duelo

O Último Duelo é uma história baseada no romance homônimo de Eric Jager, sobre o duelo entre Jean de Carrouges, um cavaleiro respeitado conhecido por sua bravura e habilidade no campo de batalha, e Jaques Le Gris, um escudeiro cuja inteligência e eloquência fazem dele um dos nobres mais admirados da corte. Quando Le Gris ataca violentamente a esposa de Carrouges, ela dá um passo à frente para acusar seu agressor, um ato de bravura e desafio que coloca sua vida em risco. O julgamento por combate seguiu sendo um duelo extenuante até a morte, colocando o destino de todos os três nas mãos do destino. A luta, estabelecida pelo próprio rei da França, Carlos VI, marca o grande drama de vingança e crime do século XIV, que tem a esperança de ser resolvido somente após o combate.

» Assista O Último Duelo

O Último Duelo
O Último Duelo

Bohemian Rhapsody

Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

» Assista Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody
Bohemian Rhapsody

O Gângster

Início dos anos 70. O impacto da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos é avassalador e a corrupção policial em Nova York é gigantesca. Com o aval de autoridades policiais a máfia trafica entorpecentes, sem ser ameaçada de verdade. Neste contexto ascende Frank Lucas (Denzel Washington), aprendiz de um dos maiores líderes negros do pós-guerra, que aproveita a morte de seu mentor para assumir a liderança do tráfico em Nova York, já que vende um produto mais puro e mais barato. Lucas logo torna-se uma celebridade na cidade, superando seus concorrentes no mercado em que atua. Mas Richie Roberts (Russell Crowe), um implacável detetive, resolve agir para desbaratar o negócio de Lucas.

» Assista O Gângster

O Gângster
O Gângster

12 Anos de Escravidão

1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

» Assista 12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão

Gilda No Me Arrepiento de este Amor

Gilda, uma cantora de música tropical, morre em um trágico acidente na estrada. Seis anos antes, Miriam, que mais tarde se tornaria Gilda, está feliz com a família que tem, mas sente um vazio em sua vida profissional. Um produtor musical, quer encontrar uma nova voz e Miriam é escolhida. A partir desse momento Gilda embarca numa carreira, mas é continuamente rejeitada pelas gravadoras.

» Assista Gilda No Me Arrepiento de este Amor

Gilda No Me Arrepiento de este Amor
Gilda No Me Arrepiento de este Amor

A Guerra dos Sexos

Uma disputa de tênis entre o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone) se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, enquanto King questiona sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.

» Assista A Guerra dos Sexos

A Guerra dos Sexos
A Guerra dos Sexos

Operação Red Sparrow

Outrora talentosa bailarina, Dominika Egorova (Jennifer Lawrence) encontra-se em maus bocados quando é convencida a se tornar uma Sparrow, ou seja, uma sedutora treinada na melhor escola de espionagem russa. Após passar pelo árduo processo de aprendizagem, ela se torna a mais talentosa espiã do país e precisa lidar com o agente da CIA Nathaniel Nash (Joel Edgerton). Os dois, no entanto, acabam desenvolvendo uma paixão proibida que ameaça não só suas vidas, mas também as de outras pessoas.

» Assista Operação Red Sparrow

Operação Red Sparrow
Operação Red Sparrow