O Spotify divulgou seu relatório fiscal referente ao terceiro trimestre de 2022. De acordo com a empresa, apenas durante esse período, o gigante do streaming de música registrou um aumento de 7 milhões de assinantes, batendo a marca de 195 milhões no total. Otimista, a plataforma espera continuar crescendo e conseguir ultrapassar os 200 milhões de usuários pagos até o final deste ano.

Boa notícia? Nem tanto

Apesar do bom resultado no terceiro trimestre, Wall Street não ficou muito empolgada com os números. Isso porque as ações do Spotify caíram mais de 6% nas negociações após o expediente.

A margem de lucro bruto da plataforma foi de 24,7%, dois pontos abaixo do mesmo trimestre de 2021 e inferior à expectativa da própria empresa. Segundo o serviço, essa redução no último trimestre se deve a um "ajuste desfavorável" nas questões de direitos autorais.

Aplicativo do Spotify (Imagem: Nicolas Mullher/Oficina da Net)
Aplicativo do Spotify (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

Com o setor musical ficando cada vez mais caro, o Spotify tem investido no segmento de podcasts. Atualmente, há cerca de 4,7 milhões de conteúdos desse tipo na plataforma, superando os 4,4 milhões registrados no trimestre anterior. Apesar desse segmento não trazer grandes lucros, a empresa ainda obteve um crescimento de dois dígitos na receita.

Recentemente, a Apple aumentou o preço das assinaturas do Apple Music. Quando questionado sobre essa decisão, Daniel Ek, CEO da plataforma, revelou que pretende conversar com as gravadoras para saber se seguirá o exemplo da rival. Por mais que o executivo não tenha dado uma resposta definitiva, a mudança da gigante de Cupertino pode ter aberto as portas para um aumento de preços no futuro.