Diversos aplicativos para Windows 10 sofreram mudanças nos últimos meses como, por exemplo, o Instagram que mudou seus aplicativos nativos de desktop para Progressive Web Apps (PWAs). Um dos mais recentes a realizar esta alteração para PWA foi o Spotify, substituindo sua versão para desktop.

O que são aplicativos da web ou PWAs?

Os aplicativos da web, também conhecidos como PWAs, nada mais são do que sites oferecidos como apps nativos que funcionam como um programa para desktop. Estes aplicativos da web são executados em suas próprias janelas e não necessitam que se abra o navegador (Chrome, Firefox, Edge) para executá-lo.

Sobre o app Spotify para desktop

O aplicativo voltado para desktop com design refeito foi anunciado pela primeira vez em março deste ano e agora está disponível para Windows 10 e macOS. Sua nova interface está sendo disponibilizada através de uma atualização de servidor. Ou seja, não é possível obter a novidade atualizando o app na Microsoft Store, é preciso aguardar pela atualização automática do servidor da plataforma de streaming de música.

Novo design do Spotify no sistema operacional Windows 10.
Novo design do Spotify no sistema operacional Windows 10.

Diferentemente do acesso ao Spotify através do site da plataforma, o aplicativo do Spotify que agora é utilizado como web player, possui uma janela separada e não exibe a barra para inserir endereços de sites (links) e nem as extensões ou menu do browser. Além disso, assim como o antigo app para desktop, a nova versão permite que se inicie a plataforma pela área de trabalho, na barra de tarefas ou no menu iniciar.

A nova versão do Spotify possui algumas funcionalidades novas como, por exemplo, as novas ferramentas de criação de playlist que permitem que o usuário arraste e solte faixas nas listas para reprodução.

Outra novidade presente nesta nova atualização da plataforma de streaming é um novo menu suspenso com novas opções de classificação. Além disso, os assinantes do Spotify Premium podem agora também baixar músicas clicando no novo botão offline.

Os mesmos recursos e design são encontrados na versão do Spotify para macOS.

Novo design do Spotify recebe críticas negativas e positivas

Como já era de se esperar, o novo design do Spotify recebeu tanto críticas positivas quanto negativas sobre as mudanças que ocorreram. Houve um grupo de pessoas que não gostaram do novo design, mas o motivo não é a aparência. Há reclamações acerca de mudanças inesperadas na usabilidade básica (normal em toda mudança) como, por exemplo, a mudança do local da barra de pesquisa para o lado esquerdo do menu, impossibilitando a pesquisa de músicas quando se está em uma página diferente.

Também foi removida a seção "reproduzindo recentemente" da página de busca.

O que você achou desta nova atualização? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!