Cada vez mais a Microsoft dá um passo rumo a remoção do Flash Player de todas as versões e edições de seu sistema operacional (SO) Windows 10. Desde fevereiro deste ano vem surgindo para os usuários do SO a atualização opcional que remove o Flash Player, pois este update está sendo lançado em fases.

Segundo o anúncio feito pela Microsoft em 2020, a empresa diz que irá retirar o Adobe Flash Player de todos os sistemas operacionais que possuem atualizações obrigatórios do Patch Tuesday. Nesta ocasião, a companhia comunicou que o Flash Player seria removido em fases. A primeira etapa de remoção do programa foi em seus navegadores Edge e Internet Explorer 11. Logo em seguida, a Microsoft disponibilizou a atualização opcional KB4577586 (Flash Player-killer) no Windows Update e no Windows Server Update Services, presentes nas diversas edições e versões do Windows 10.

A atualização Windows 10 KB4577586 remove de forma permanente o Adobe Flash Player do sistema operacional.

Atualização Windows 10 KB4577586 remove de forma permanente o Adobe Flash Player do sistema operacional. Fonte: windowslatest
Atualização Windows 10 KB4577586 remove de forma permanente o Adobe Flash Player do sistema operacional. Fonte: windowslatest

Na imagem abaixo é possível ver que o patch (KB4577586) não pode ser removido manualmente através do recurso de desinstalação de atualização. Porém, ainda é possível utilizar o ponto de restauração do sistema ou a função "Reinicializar este PC".

O update KB4577586 não pode ser removido manualmente através do recurso de desinstalação de atualização. Fonte: windowslatest
O update KB4577586 não pode ser removido manualmente através do recurso de desinstalação de atualização. Fonte: windowslatest

Você pode fugir temporariamente da remoção do Flash Player, mas o Patch Tuesday irá dar o golpe final

No final do mês passado, mais especificamente no dia 27 de abril, a Microsoft atualizou seu anúncio original das alterações que serão aplicadas nos meses de junho e julho. Segundo o texto atualizado, não será mais necessário instalar uma atualização a parte para remover o Flash Player.

As atualizações "C" e "D" do Windows 10, que são disponibilizadas na terceira ou quarta semana do mês, irão remover o Flash Player. Estes updates são opcionais e possuem a maioria das atualizações que não estão relacionadas à segurança que são enviadas na atualização obrigatória do Patch Tuesday, conhecida como versão "B".

Mesmo que você tente pular a atualização opcional, o Flash Player irá acabar sendo removido pela Patch Tuesday de julho.

Windows 10 21H1 não vem com o Flash Player

Como já era de se esperar, o Windows 10 versão 21H1, conhecido tammbem como atualização de maio de 2021, se tornou a primeira versão do sistema operacional a ser disponibilizada sem o Adobe Flash Player. Após esta atualização, o usuário não poderá mais utilizar o Adobe Flash Player. Quem ainda quiser utilizar o Flash Player, deverá desativar o Windows Update.

É importante salientar que a Microsoft está removendo o Flash player apenas dos componentes do Windows que tiveram a implementação do software da Adobe automaticamente no SO. Ou seja, ainda será possível utilizar o Flash Player através de programas de terceiros.

O que você achou da matéria? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!