A Microsoft anunciou ontem (27) que seu sistema operacional (SO) Windows 10 está atualmente com 1,3 bilhão de usuários ativos. A informação foi dita pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante uma teleconferência de resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2021.

Anteriormente, havia uma expectativa, por parte da Microsoft, de que a marca de 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 fosse atingida no ano de 2018. Porém, este número só foi alcançado dois anos depois. Em março de 2020 foi anunciado que o Windows 10 atingiu 1 bilhão de dispositivos.

Em março de 2019 o Windows 10 chegou a 800 milhões de usuários e em 2017 tinha 600 milhões. Como você já deve ter percebido, o avanço do sistema operacional da Microsoft tem sido lento, porém parece que o SO está crescendo a um ritmo maior que antes.

O ano do Windows

Caso você acompanhe mais de perto os movimentos da Microsoft, deve ter percebido que a empresa mudou seu foco para outros produtos (Azure e Office) e acabou que o desenvolvimento do Windows ficou mais lento. As últimas atualizações do SO foram mais voltadas para empresas do que para o consumidor comum. Entretanto, a empresa confirmou que planeja reformar o Windows e transformá-lo em software que seus clientes irão adorar.

No momento a Microsoft está trabalhando em uma nova versão do Windows 10, a "Sun Valley". Esta atualização do sistema operacional tem previsão para ser lançada entre outubro e novembro de 2021. Espera-se que no Windows 10 Sun Valley as janelas tenham cantos arredondados, uma nova experiência no modo escuro, o File Explorer aprimorado, menus flutuantes e um novo menu Iniciar.

O que achou da evolução do sistema operacional da Microsoft? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!