Parte do grande aprimoramento feito pela Microsoft para o Windows 10, que será chamado de "Sun Valley", inclui importantes mudanças em termos de áudio, mais especificamente o sem fio realizado através do Bluetooth. Esta implementação está presente na versão mais recente do Windows 10 Insider, segundo o The Verge, e fará com que os fones de ouvido TWS da Apple, os AirPods, tenham uma qualidade melhor de transmissão em computadores Windows.

A grande mudança está na adição do suporte ao codec de áudio Bluetooth AAC Advanced Audio Codec. Atualmente, o Windows 10 oferece suporte apenas aos codecs SBC e aptX para os usuários de fones de ouvido Bluetooth.

Sobre o codec AAC (Advanced audio coding)

O codec AAC foi desenvolvido por: Bell Labs, Fraunhofer Institute, Dolby Labs, Sony e Nokia. É o formato padrão para iPhone, iPod, iPad, Nintendo DSi, Nintendo 3DS, PlayStation 3. É suportado no PlayStation Vita, Nintendo Wii, Sony Walkman, Android e BlackBerry.

O codec consegue fornecer uma taxa de transferência de dados de até 250kbps. Mas apesar de ter uma taxa de transferência um pouco menor, o AAC é amplamente elogiado entre os algoritmos com compressão e é considerado como um avanço com relação ao codec SBC.

A Apple escolheu adotar o codec AAC para todos os seus dispositivos, além do codec SBC, que é um requisito para possuir o profile Bluetooth A2DP. O Apple Music faz streaming com AAC de forma nativa, por isso é a melhor opção para uma biblioteca de arquivos AAC ou ALAC. Para obter melhores resultados, você precisa prestar atenção em não usar seu iPhone para transmitir outros formatos de áudio compactados. Arquivos compactados no formato MP3 ou Ogg Vorbis do Spotify precisarão ser decodificados pelo iPhone e depois codificados em AAC antes de serem transmitidos para o fone de ouvido.

Outras implementações de áudio no Windows 10

Além da adição do codec AAC ao Windows 10, a Microsoft está alterando a forma como os terminais de áudio são exibidos. Agora, ao invés de ver o mesmo dispositivo listado das mais diferentes formas de conexão, o Windows 10 irá mostrar um único terminal de áudio.

Forma como os terminais de áudio são exibidos no Windows 10. Fonte: Microsoft
Forma como os terminais de áudio são exibidos no Windows 10. Fonte: Microsoft

Com a nova atualização, apenas um endpoint de áudio será mostrado na lista suspensa de volume. Além disso, o Windows 10 irá mudar automaticamente para uma saída de áudio diferente caso você estiver assistindo a um vídeo no YouTube e precisar atender a uma chamada no Microsoft Teams, por exemplo.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!