Nesse último final de semana, a SpaceX lançou 58 novos satélites Starlink através de um foguete Falcon 9. No sábado, 13 de junho, a frota de satélites Starlink cresceu a fim de amplificar a capacidade da SpaceX de fornecer rede de internet banda larga para a Terra. Junto com esses 58 satélites de rede, também foram lançados pelo mesmo foguete outros 3 satélites da Planet, que irão produzir imagens do nosso planeta.

Agora, a frota de satélites Starlink da SpaceX possui um total de 538 satélites operacionais orbitando a Terra. A empresa de Elon Musk conta contava com um planejamento de três lançamentos Starlink no mês de junho, plano concretizado com esse terceiro lançamento no dia 13 e se iniciando com o primeiro lançamento no dia 3.

Mesmo com mais de 500 satélites funcionando em órbita, o plano é muito mais ambicioso, mirando em até 12.000 satélites, número máximo que foi permitido à SpaceX. O plano final é cobrir o planeta inteiro com internet de baixa latência.

Até o final do ano a empresa planeja já oferecer cobertura aos EUA e Canadá. Contudo, há preocupação de estudiosos e astrônomos de esse grande número de satélites atrapalhar a observação por telescópios por refletir fortemente a luz solar. Tendo isso em vista, este mais recente lançamento foi de unidades atualizadas com tecnologia anti reflexo em sua superfície.

A SpaceX ainda está sob um prazo apertado para provar para a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) que sua frota de satélites Starlink é capaz de oferecer internet com latência abaixo de 100 milissegundos para poder competir por licitações que somam 16 bilhões de dólares para a distribuição de banda larga para regiões rurais americanas. O órgão deu 30 dias para a empresa a partir da emissão de seu relatório no dia 11 de junho.

A SpaceX é uma empresa espacial privada fundada por Elon Musk e que fez história recentemente ao se tornar a primeira empresa privada a levar astronautas à órbita terrestre.