Ao que tudo indica, o PlayStation Vita está com os seus dias contados. O portátil que chegou para substituir o PlayStation Portable, começou a ser comercializado no Japão em 2011. Nesta terça-feira (19), a Sony revelou que a produção do aparelho foi reduzida no país.

O anúncio foi transmitido através do próprio site da Sony e os dois modelos que ainda restam no mercado, PCH-2000 ZA11 Black e PCH-2000 ZA23 Aqua Blue, foram intitulados como "encerramento em breve".

Vale mencionar que, de acordo com o site Gematsu, há dois anos, nesta mesma época, também revelou o fim da produção do PlayStation 3. Dois meses após o alerta da Sony, o console foi oficialmente descontinuado.

Sony revela que irá reduzir produção do PlayStation Vita no Japão.
Sony revela que irá reduzir produção do PlayStation Vita no Japão.

Um aviso de que a produção do PlayStation Vita seria descontinuado em 2019 foi passado em setembro de 2018. Na época, Hiroyuki oda, executivo da empresa, disse que não havia planos de um sucessor.

A intenção da Sony, com o lançamento do PlayStation Vita, era de que os jogadores pudessem continuar as suas experiências enquanto estivessem longe de seu console. Mesmo com uma boa ideia e ainda títulos que chamavam a atenção, o dispositivo nunca se transformou em um sucesso.

Os lançamentos, no decorrer do tempo, acabaram diminuindo, e o PlayStation acabou se tornando uma opção para jogos independentes. De qualquer modo, o seu sucesso foi limitado.