Nesta semana, a Sony revelou uma nova televisão com resolução gigantesca de 16K. O aparelho possui 5,4 metros com largura de 19,2 metros e está localizado em uma instalação da empresa de cosméticos Shiseido no sul de Tóquio.

O modelo possui 16 vezes mais pixels que uma tela 4K e ainda 64 mais pixels do que um aparelho com resolução Full HD (1080). O modelo é um conjunto de painéis menores que funcionam bem juntos justamente por não terem bordas.

A marca usa uma tecnologia chamada de Crystal LED e roda um vídeo produzido pela própria Sony.

Sony mostra TV com tela gigante 16K.
Sony mostra TV com tela gigante 16K.

"Estamos caminhando lentamente em direção às TVs 8K neste fim de década e quem sabe quanto tempo levará para irmos além disso, então, é provável que o 16K seja limitado ao mundo corporativo por um tempo", disse o especialista David Mercer, da Strategy Analytics, ao site da BBC.

"Mas não há dúvida sobre isso. Esses monitores são incrivelmente impressionantes pessoalmente - até 8K em uma tela grande é quase hipnotizante."

"Quando você chega a esta resolução, ela proporciona uma experiência de realidade quase  virtual, à medida que seus olhos percebem que há profundidade no conteúdo."

Vale mencionar que atualmente, o modelo 4K está se popularizando, então, a versão 16K ainda está um pouco distante do consumidor final. Não há previsão de quando o modelo 16K irá chegar ao mercado.

A tela de 16K, por enquanto como protótipo, que possui 16 vezes mais pixels do que uma tela 4K, mostra o que os consumidores poderão esperar do futuro.

Fonte: BBC