A Sony anunciou o fim oficial da fabricação do seu console portátil PlayStation Vita, isso inclui o fechamento das linhas de produção dos últimos dois modelos que ainda estavam sendo produzidos. O dispositivo será encontrado somente nas lojas que tenham ele em estoque.

O fim da produção faz parte de um processo de descontinuação que foi iniciado em 2015 com o encerramento da produção de jogos first-party para o PS Vita. Em fevereiro do ano passado, a Sony também revelou que iria deixar de ofertar jogos gratuitos do PS Vita para os assinantes da PS Plus.

Sony encerra produção de seu PlayStation Vita
Sony encerra produção de seu PlayStation Vita

O Engadget cita que o console passou muito tempo nas prateleiras das lojas desde o seu lançamento em dezembro de 2011. O produto teve vendas bem abaixo do esperado, com um número estimado de 10 milhões a 15 milhões de unidades vendidas.

A Sony, em contrapartida, continua as vendas fortes do seu PlayStation 4. Agora, a expectativa é sobre a próxima versão do console.

Vale mencionar que o console Nintendo 3DS teve mais sorte nas vendas. O concorrente da Sony vendeu 74,8 milhões de unidades e ainda está sendo produzido. O híbrido Switch, que tem dois anos, já vendeu mais que o dobro de unidades se comparado ao Vita.

Como podemos perceber, não é uma questão de escolha da Sony a descontinuação do seu console, mas sim uma necessidade, já que poderia causar prejuízo para a empresa. 

Via: Engadget