Se o seu PS4 não conecta na internet, você pouco conseguirá fazer com o console, afinal, muitos jogos dependem da rede para serem jogados. E não poder jogar ou baixar jogos online é extremamente frustrante para qualquer gamer. Entretanto, pode ser que o seu problema seja fácil de resolver e para isso listamos 9 possíveis soluções, incluindo o erro do servidor proxy PS4.

É bastante comum que uma atualização do sistema para o seu PS4 ocasione esse tipo de erro. Muitos usuários do PS4 tiveram essa experiência antes. Mas não se preocupe, nós tentaremos te ajudar aqui.

PS4 não conecta na internet, o que fazer?

1. Verifique sua conexão com a Internet

Você pode achar difícil de acreditar, mas muitos usuários que relatam a falta de conexão Wi-Fi estão na verdade com problemas na sua rede. Verifique se seus outros dispositivos conectados à sua internet têm boa conexão. Se nenhum deles tiver boa conexão, o problema provavelmente será o seu Wi-Fi. Tente entrar em contato com sua operadora para verificar isso.

2. Tente via cabo Ethernet

Se o seu Wi-Fi está com problema, mas dispositivos ligados via cabo Ethernet estão funcionando, pode ser um problema de configuração de Wi-Fi. Tente conectar seu PS4 via cabo, e teste novamente. Caso funcione, você precisará configurar corretamente seu roteador. Caso não saiba como fazer isso, chame um técnico de informática.

3. Tente ativar a rede de visitantes do seu roteador

Isso parece estranho, mas já funcionou para algumas pessoas. Se você tem um modelo original PS4, ele só pode se conectar à banda de 2,4 GHz no seu roteador. O mais novo PS4 Slim e o PS4 Pro podem usar bandas de 2,4 GHz ou 5 GHz.

Certos roteadores combinam as duas bandas em um SSID. Se você receber um erro em seu PS4 que o sinal é muito fraco, tente habilitar a rede de convidado em seu roteador e conecte o PS4 à ela. Para isso, você precisará abrir o aplicativo Navegador da Web e inserir o código de acesso do convidado antes de se conectar.

4. Aproxime seu PS4 do roteador

Se o seu PS4 estiver longe do seu roteador, e você não tem como tentar a conexão via cabo Ethernet, tente usar seu console o mais próximo possível do roteador, e veja se isso melhora alguma coisa.

5. Desconecte outros dispositivos da rede

Uma conexão de internet lenta pode ser a causa do problema. Tente desligar todos os outros consoles de jogos, smartphones, computadores e outros aparelhos da sua rede, além de dispositivos como microondas também. Fazer o download de arquivos no seu computador ou fazer streaming de vídeo em seu telefone também pode deixar a internet lenta e prejudicar a conexão do PS4.

6. Reinicie seu roteador e seu PS4

Reiniciar seu roteador e o playstation 4 geralmente corrigem a maioria dos erros! Faça uma reinicialização, desligando-a e removendo a fonte de alimentação. Aguarde 10 segundos e conecte-o novamente. Antes de ligar seu PS4, verifique se o seu roteador está desligado. Ligue o seu PS4 e, em seguida, o seu roteador.

7. Altere configurações de DNS (erro CE-33986-9 do servidor proxy PS4)

O erro CE-33986-9, que também é conhecido como 'loop de proxy infinito', ocorre mais comumente do que você imagina. Se esse é o seu problema, siga os passos abaixo:

  1. Vá para o menu XMB > Configurações > Rede > Configurar conexão com a Internet.
  2. Lá você terá que selecionar o WiFi ou o cabo LAN com fio. Selecione a opção 'Custom' (Personalizar) e, em seguida, selecionar a rede WiFi.
  3. Você verá um campo onde você terá que digitar a senha da sua rede WiFi. Se você já estiver usando esse WiFi em seu PS4, a senha será salva automaticamente e você não precisará digitá-la novamente.
  4. Depois de digitar a senha, você precisa selecionar 'Automática' nas Configurações do Endereço IP.
  5. Você não deve usar o nome do host DHCP, mude para 'Manual' nas configurações de DNS e inserira os seguintes servidores nos campos DNS primário e DNS secundário:
    DNS primário: 8.8.8.8
    DNS secundário: 8.8.4.4
  6. Depois de definir o DNS, você deve clicar em "Avançar" e selecionar "Automático" nas configurações da MTU. Você não deve usar nenhum servidor proxy PS4.
  7. Teste a conexão com a Internet.

Se ainda não funcionou, você pode tentar os seguintes servidores nas configurações de
DNS:

  • DNS primário: 1.1.1.1
  • DNS secundário: 1.1.1.2

8. Atualize o sistema em modo de segurança

Às vezes, o pacote de atualização do sistema está fazendo com que o problema do Wi-Fi não funcione, e a atualização mais recente pode ajudá-lo a solucioná-lo. Aqui está o que você pode fazer:

O modo de segurança pode causar perda de dados, portanto, sempre faça backup dos seus dados em um disco rígido externo. Esse método é arriscado, portanto, você estará pondo sua própria conta e risco.

1) Pressione o botão liga / desliga no painel frontal para desligar seu PS4. Você verá a luz piscando algumas vezes antes de sair.

2) Pressione e mantenha pressionado o botão liga / desliga até ouvir o segundo bipe: o primeiro bipe significa que seu PS4 está ligado, o segundo bipe significa que ele está no modo de segurança.

3) Pressione o botão PS no controle.

4) Selecione Atualizar o software do sistema

5) Você deve ver agora o processo de download. Você não precisa fazer nada, apenas esperar até que o arquivo do sistema termine de atualizar e seu PS4 se reinicie.

9. Desative o servidor de mídia

Embora soe estranho, desativar o servidor de mídia corrige o problema de conexão Wi-Fi para muitos usuários. Se você quiser experimentar essa opção, veja como fazer:

  1. No seu menu PS4, à direita, selecione o menu Configurações;
  2. Acesse a Rede.
  3. Clique em Media Server Connection e desative o servidor de mídia.

Se nenhuma dessas soluções resolveu o problema, você deve chamar um técnico de informática e pedir que ele redefina o seu modem.