É conveniente guardar imagens no smartphone. Mas com o tempo, torna-se cada vez mais difícil fazer uma limpa nas pilhas de imagens que podem acumular e comprometer a memória interna do seu aparelho. E nessas horas, muitos tem dificuldades de encontrar onde as imagens são armazenadas. Pior ainda, álbuns de fotos inteiros podem desaparecer. É por isso que é importante conhecer a pasta DCIM, que é a pasta onde os arquivos de mídia são mantidos.

Onde estão as fotos armazenadas no Android?

As fotos tiradas pelo aplicativo de câmera padrão do Android são armazenadas em um cartão de memória, ou na memória do interna do smartphone, dependendo das configurações. A localização das fotos é sempre a mesma - na pasta DCIM. O caminho completo é: 

  • / storage / emmc / DCIM - se as imagens estiverem na memória do smartphone
  • / storage / sdcard0 / DCIM - se as imagens estiverem no cartão de memória

Como você chega a essas pastas rapidamente? Você precisa instalar um gerenciador de arquivos, pois a ferramenta interna do sistema operacional Android permite as operações de arquivos e pastas de forma muito mais limitada.

Significado de DCIM

Pasta DCIM
Pasta DCIM

DCIM significa, em tradução livre, Imagens da Câmera Digital. Este nome é um tipo de padrão para câmeras digitais.

Os dispositivos iOS e Android suportam a especificação DCF (Regra de Design para Sistema de Arquivo de Câmera), dentro da qual o nome DCIM é aceito. Portanto, os aplicativos para desktop e dispositivos móveis podem abrir facilmente essa pasta. 

Onde as capturas de tela são salvas no Android

As capturas de tela feitas normalmente (pressionando os botões de hardware) são salvas na pasta Screenshot / Captura de tela (ou DCIM / Captura de tela). Se você instalar um aplicativo de terceiro no sistema operacional Android, precisará verificar o local da captura de tela nas Configurações.

Pasta Thumbnail

Nesta pasta, de acordo com o seu nome, você pode encontrar miniaturas - versões menores de imagens, imagens baixadas (por exemplo, fotos de contato do Whatsapp ou Skype). As miniaturas ajudam o smartphone a abrir uma imagem da Galeria de maneira mais rápida.

Onde as miniaturas são armazenadas

Os arquivos de miniaturas são armazenados na pasta DCIM:

  • /storage/emmc/DCIM/.thumbnails (se apenas a memória do smartphone for usada)
  • /storage/sdcard0/DCIM/.thumbnails (se houver um cartão SD no smartphone)

Como excluir miniaturas do Android?

Muitas vezes acontece que os arquivos de miniaturas "consomem" muito espaço no aparelho, até alguns gigabytes. Por isso, é útil e às vezes até necessário limpar a pasta thumbnails. Neste caso você não perde nada, os arquivos necessários serão criados novamente quando isso for necessário.

Isso pode ser feito de duas maneiras.

Caminho 1 (manualmente):

1. Instale um gerenciador de arquivos no Android;

2. Ative a visualização de arquivos ocultos no seu smartphone;

3. Vá para pasta de miniaturas;

4. Exclua o conteúdo das miniaturas do DCIM do Android, selecionando todos os arquivos.

Caminho 2 (automaticamente):

1. Instale o aplicativo CCleaner no Android;

2. Toque no botão "Analisar";

3. Vá para a seção "Outros caches";

4. Nos resultados, toque na caixa de seleção 'Cache de Miniatura' e pressione 'Limpar'.

A pasta DCIM está vazia - o que fazer?

Esse problema ocorre quando você conecta seu smartphone a um PC através do cabo USB. A pasta DCIM está vazia, mas as imagens ainda podem ser exibidas na Galeria

  1. Você precisa verificar ambos os locais - no cartão de memória e na memória interna do dispositivo Android (talvez seja necessário arrastar arquivos de uma pasta DCIM para outra).
  2. Em seguida, exclua o cache do aplicativo "Armazenamento externo" e "Armazenamento de mídia".

Como desmarcá-lo:

1. Configurações > Aplicativos > Toque em 'Mais' > Apps desativados;

2. Agora vá em 'Mostrar sistema' e encontre o app 'Android System WebView'. Toque nos botões 'Limpar Armazenamento' e 'Limpar cache';

s

3. Reinicie o celular

Quando sua pasta DCIM se torna um arquivo DCIM

Considerando a singularidade e o valor que cada foto pessoal, uma experiência particularmente dolorosa ocorre quando suas fotos desaparecem devido a um problema técnico.

Um problema que pode acontecer é a corrupção dos arquivos no dispositivo de armazenamento - o cartão SD, por exemplo. Isso pode acontecer quando o cartão ainda está no smartphone ou quando ele é inserido em outro dispositivo, como o computador ou a impressora.

Existem várias razões pelas quais a corrupção ocorre, mas o resultado geralmente parece uma dessas três situações:

  1. Uma ou duas imagens não podem ser visualizadas
  2. Não há fotos no cartão
  3. A pasta DCIM não é uma pasta, mas agora é um arquivo único e grande

No caso da Situação 1, muitas vezes não há nada que você possa fazer. Retire o restante das fotos do cartão e, em seguida, formate ou substitua o cartão. Se isso acontecer novamente, você provavelmente tem um problema com o dispositivo que você está usando.

A situação 2 pode significar que o smartphone nunca fez as imagens, neste caso, substituir o dispositivo é a melhor opção, ou pode significar que o sistema de arquivos está corrompido.

Na situação 3, quase sempre significa que o sistema de arquivos está corrompido. Tão semelhantes quanto os números 2 e 3 são, pelo menos, se a pasta DCIM se transformou em um arquivo, as imagens estão lá, mas elas não estão em um formato que você possa acessar.

Em ambos os # 2 ou # 3, você precisará procurar a ajuda de uma ferramenta de reparo do sistema de arquivos dedicado, como o Magic FAT Recovery. Se um problema no sistema de arquivos for a origem do problema, esse programa pode ajudar.

Se você o Magic FAT Recovery resolveu seu problema, formate o cartão SD depois de fazer o backup de suas fotos. Você pode fazer isso com as ferramentas de formatação do próprio Android ou no seu computador.