Independente se você usa o Windows, Mac ou Linux no seu computador, você sabe que todos eles vêm com um aplicativo Gerenciador de arquivos, para você ver e gerenciar seus arquivos. É uma parte importante do sistema. O mesmo vale para o seu smartphone Android. Todo Android vem com um gerenciador de arquivos padrão, mas nem todos são bons o suficiente. Se você estiver procurando por um aplicativo que tenha todos os recursos, aqui listamos os 5 melhores aplicativos para gerenciar arquivos no Android que você pode experimentar.

Os 5 melhores aplicativos para gerenciar arquivos no Android

1. Astro

Astro File Manager
Astro File Manager

Provavelmente o primeiro app que você vai ver quando pesquisar por gerenciador de arquivos na Google Play Store é o Astro Gerenciador de Arquivos. Para quem deseja um excelente gerenciador de arquivos, sem anúncios, ele é provavelmente a melhor opção disponível. 

Além de ajudá-lo a organizar seus arquivos através de seu gerenciador, ele vem com um prático limpador de memória. Ele permite compactar e descompactar arquivos em formatos rar e zip. 

Você também pode acessar as configurações, arquivos e pastas. Ele vem com seu próprio media player, que permite que você reproduza vídeos, músicas e examine com facilidade a sua coleção de imagens, permitindo que você gerencie seu armazenamento em nuvem também.

Download para Android

2. X-plore File Manager

X-Plore File Manager
X-Plore File Manager

O X-plore File Manager pode ter a aparência de um programa do Windows dos anos 1990, mas é um dos melhores exploradores de arquivos disponíveis no mercado. Ele oferece a opção de lidar com diversas janelas ao mesmo tempo, fornecendo um explorador de painel duplo, para que você possa copiar facilmente entre pastas no dispositivo, mas também entre o dispositivo e os locais de armazenamento externos. 

Além de tudo isso, ele permite que você veja arquivos APK internos, e permite compactar pastas em pacotes APK. Ele tem um mapa de disco, que permite ver quais arquivos consomem mais espaço em disco e vem com seu próprio visualizador de PDF. 

Você pode gerenciar seus arquivos a partir do navegador da Web de um PC. Ele vem com acesso ao armazenamento na nuvem, suportando o Google Drive, o Dropbox, o Box.net, o Amazon Cloud Drive, o OneDrive, o WebDAV, o Yandex.disk, o MediaFire e o Picasa, entre muitos outros. Você também pode explorar locais FTP, SMB, SQLite, ZIP, RAR, 7zip e DLNA / UPnP. 

Ele também permite que você explore arquivos raiz sem fazer o root do seu dispositivo, tenha um visualizador hexadecimal e tenha um visualizador integrado para vídeos (com legendas), imagens e arquivos de áudio.

Download para Android

3. Total File Commander

Total File Commander
Total File Commander

O Total File Commander vem com uma interface de usuário simples, mas poderosa. Algumas pessoas podem considerá-lo anacrônico e um pouco caseiro, mas é tão bom quanto o Gerenciador de arquivos do Windows, e faz o trabalho perfeitamente. 

Você pode adicionar mais recursos a ele usando plugins. Tem um media player que pode transmitir diretamente LAN, WebDAV e plugins de nuvem. Você pode marcar e salvar pastas como atalhos. Para quem tem dispositivos com root, ele tem um explorador de raiz muito capaz.

Download para Android

4. FX File Explorer

FX File Explorer
FX File Explorer

O FX File Explorer deixa seus concorrentes para trás em termos de design, mas não chega nem perto de ser tão rico em recursos como qualquer um deles.

Embora seja completo, com recursos de mídia externa e raiz, você precisa pagar mais se quiser recursos de rede (FTP, SFTP, SMB, WebDAV) e nuvem (Dropbox, Google Drive, SkyDrive, Box, SugarSync). Até mesmo o explorador raiz requer um complemento (ainda que gratuito).

No entanto, é uma ótima opção para pessoas que não querem complexidade e precisam apenas de um explorador de aparência agradável, simples e fácil de navegar.

Download para Android

5. Solid Explorer File Manager

O Solid Explorer já foi pago, mas agora, para felicidade geral dos usuários do Android, é grátis. Ele adota a mesma abordagem do X-plore, com duas janelas separadas, cada uma atuando como exploradores de arquivos independentes. Ao contrário do X-plore, no entanto, ele suporta arrastar e soltar entre as duas janelas, tornando a organização mais fácil.

Ele também tem uma interface muito bonita e elegante. Os termos de recursos, ele pode ler e extrair arquivos ZIP, 7zip, RAR e TAR criptografados, pode explorar arquivos raiz, sincroniza com todos os serviços em nuvem populares e fornecerá estatísticas detalhadas de uso de armazenamento.

Download para Android

5. ES File Explorer

Vídeo incorporado do YouTube

ES File Explorer é um dos mais antigos e confiáveis ​​exploradores de arquivos nesta lista. Mas infelizmente, ele possui anúncios. É compreensível, no entanto, quanto ao tempo e esforço que os desenvolvedores dedicaram a isso, eles merecem algum desembolso financeiro para seus problemas.

Se você não gosta dos anúncios, você sempre pode comprar a versão pro. No entanto, a versão gratuita é boa o suficiente, e você sempre pode encontrar uma maneira de bloquear anúncios no seu dispositivo Android.

Download para Android

Considerações finais

Todas essas ferramentas agora integradas aos gerenciadores de arquivos, permitem que um usuário tenha menos aplicativos ocupando espaço desnecessário e vital da memória interna do Android. Por que você precisaria do aplicativo Google Drive, por exemplo, se a maioria dos gerenciadores de arquivos permite que você gerencie seu armazenamento em nuvem? 

Da mesma forma que os smartphones não são mais apenas telefones, esses exploradores de arquivos do Android não são mais exploradores. É possível que futuramente, veremos esses softwares conseguir integrar mensagens de texto e até stories do Instagram. Como sempre, se você quiser apontar quaisquer pontos negativos na lista ou quiser compartilhar quais são seus favoritos, deixe um comentário.