Chegamos hoje com mais um comparativo de TVs aqui no Oficina da Net, e dessa vez, duas OLEDs. De um lado, a Samsung S90C - um painel QD-OLED que marca a entrada da Samsung no mercado de OLEDS aqui no Brasil. Do outro lado, a LG C3, um painel W-OLED fabricado pela LG, marca que já está a 10 anos dominando esse mercado.

Já testamos essas duas aqui no site e chegou a hora de responder qual a melhor TV OLED para comprar em 2024.

Design e construção

Estamos comparando duas TVs OLED topo de linha lançadas em 2023. É aqui onde as marcas devem apresentar o que elas têm de melhor em características de design e construção externa. Nesse quesito, as duas seguem o mesmo conceito de ter um painel extremamente fino, com todos os componentes físicos da TV armazenados na parte de baixo.

.
Samsung S90C 55" - Estrutura

Essa espessura de tela só é possível em painéis do tipo OLED, já que essa tecnologia não precisa de backlight e camadas de filtro difusoras, como acontece com as TVs LCD. Assim, os fabricantes conseguem deixar o painel com uma espessura que surpreende até mesmo quem já está acostumado com TVs mais caras.

LG C3
LG C3 65" - Estrutura

Na construção externa, as duas são boas, mas eu senti que a TV da LG tem um acabamento mais caprichado. Pelas fotos, não tem tanta diferença, mas pessoalmente, a C3 passa a sensação de custar bem mais que a S90C.

Pés e montagem

Essas TVs premium costumam ser mais pesadas que as TVs convencionais, principalmente nos modelos de 65 polegadas para cima, então é bem importante termos uma base sólida para manter a estrutura firme no móvel. Honestamente, nenhuma das duas TVs consegue fazer isso muito bem:

No caso da TV da Samsung eu cheguei a comentar na review que esse sistema de montagem fácil é sim conveniente, mas eu sinto que ele é destinado a TVs mais leves. Nos modelos premium, como essa S90C que pesa mais de 20 kilos, eu prefiro um sistema de montagem convencional mesmo, com os pés parafusados na estrutura.

.
Samsung S90C 65" - Base

Já a C3 da LG, ela segue essa montagem parafusada numa base central, mas mesmo assim, bambeia muito em cima do móvel. Se você tiver crianças pequenas em casa ou até mesmo um cachorro ou gato bagunceiro, eu recomendo montar ambas essas TVs na parede. O padrão VESA delas é o mesmo, 30 por 20 centímetros.

.
LG C3 65" - Base

Entradas

Nas conexões, temos o mesmo conjunto nas duas: são quatro entradas HDMI, todas 2.1 e uma delas eARC, Tem também uma entrada Ethernet, saída de áudio óptica e entrada para antena RF.

A única diferença é que a C3 tem três entradas USB e a S90C tem apenas duas, de resto, tudo igual. Um dos lados positivos dessas TVs topo de linha é que todas as entradas HDMI são na mesma versão, 2.1, isso garante maior compatibilidade com seu console, PC, home theater, e por aí vai.

Qualidade de Imagem - Ambiente claro

Chegamos na minha parte favorita do comparativo, os testes de qualidade de imagem! Infelizmente a gente não tem nenhum aparelho de medição de cores, brilho, e tudo mais. Se você tem interesse nessa parte técnica, existem outros comparativos aí na Internet Em nosso comparativo, o objetivo é mostrar como são essas duas TVs na vida real, lado a lado, assistindo filmes, séries, notícias e esportes.

A gente faz esse teste em dois cenários distintos, o primeiro deles vocês já viram na imagem acima: as duas TVs numa sala com todas as janelas abertas e muita luminosidade entrando no ambiente.

LG C3 65 (cima) vs Samsung S90C 55 (baixo)
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo)

Esse teste é muito importante para as TVs OLED já que, antigamente, elas tinham pouco brilho, então eu sempre recomendava TVs QLED para ambientes claros e OLEDS para escuros. Como vocês estão vendo aí, isso mudou, e essas duas OLEDs tem brilho de sobra, até mesmo numa sala com sol entrando pelas janelas.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Flores

Um dos pontos positivos de todas as telas OLED são os ângulos de visão perfeitos, e isso é verdade para as duas. Tanto a C3 da LG quanto a S90C da Samsung dão um show nesse quesito - as cores e nitidez da tela continuam ótimas, independente do ângulo que você esteja assistindo.

Apesar disso, a tela OLED também tem um lado negativo bem visível nesse cenário, os reflexos. Já que as duas têm painel "glossy", esse resultado não me surpreendeu: qualquer fonte de luz que estiver apontada para a TV, como luminárias, janelas, vai resultar em reflexos na tela. Não tem muito como escapar disso nas TVS OLED, mas eu fiquei com a impressão que a S90C, a TV de baixo, lida um pouco melhor com esses reflexos de dia.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Reflexos

Agora, comparando as imagens, eu sempre boto as duas TVs no Filmmaker Mode, assim a gente consegue eliminar as variáveis e analisar as reais diferenças entre as telas. E como vocês podem ver, essas duas são muito parecidas.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Aves

Assistindo esse vídeo das aves no YouTube, por exemplo, as duas TVs ficaram idênticas. Isso é bem impressionante de se ver, já que, apesar das duas serem OLED, a S90C tem uma tela com pontos quânticos QD-OLED, diferente da W-OLED da LG. Eu não quero entrar nos detalhes técnicos aqui, é só importante saber que a imagem da S90C, nas especificações técnicas, tem muito mais brilho e cores que a da LG. Mas na prática, as duas apresentam resultados bem similares, na maioria dos cenários.

Eu digo maioria dos cenários pois encontrei sim alguns momentos onde a S90C se saiu melhor: sintonizando no mesmo canal de notícias, a gente pode ver que o repórter na TV de baixo ficou mais destacado, com um contraste mais intenso nas cores. Já na C3, parece que a imagem inteira ficou com um filtro cinza, com um aspecto um tanto lavado.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo)

Agora, nessa paisagem das ondas, foi a vez da LG C3 se sair melhor, com tons esverdeados mais próximos À paisagem natural. Já a S90C puxou mais para o azul, um resultado inconsistente com os outros conteúdos que assisti nela.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo)

Assistindo futebol, a TV da Samsung volta a apresentar tons mais quentes e naturais, e é esse tipo de imagem que eu prefiro. Mas eu sei que tem gente que vai curtir mais o azulado da C3 - é questão de gosto.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo)

A conclusão é que, nessas TVs topo de linha, não existe imagem ruim, fica mais a critério da pessoa que está assistindo mesmo.

Qualidade de Imagem - Ambiente escuro

Agora, no teste escuro, eu vou ter que falar para vocês que esse comparativo está muito mais difícil do que eu imaginava que seria: eu tinha certeza que a camada de pontos quânticos da S90C ia dar uma vantagem absurda para ela, especialmente no teste escuro, mas mesmo nessas cenas com muito contraste entre as cores, as duas TVs novamente atingiram um resultado bem similar na maioria dos filmes.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Senhor dos Anéis, Gandalf solando o Balrog

Mas existem sim alguns cenários onde dá pra notar o potencial do HDR da TV da Samsung, como nesta perseguição do Batman com o Pinguim: o farol dos carros parece ser bem mais potente na TV de baixo, é em cenários como esse que a S90C consegue espichar as pernas e mostrar o potencial do brilho QD-OLED.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - The Batman (2022)

Outro filme que eu notei algumas diferenças foi no Dunkirk: a C3 puxou os tons mais para o azul de forma geral. Fica bem notável isso na cena do barco, parece que a água da S90C é cinzenta e sem vida, na C3 eu curti como a TV deixou a imagem, ficou mais natural, na minha opinião.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Dunkirk

O Bladerunner é outro filme que dá para notar o efeito azulado da LG C3, principalmente quando vemos o tom de pele dos personagens. Vale reforçar que ambas as TVs estão no Filmmaker Mode padrão, e apesar de parecer que a C3 está num modo mais frio, eu me certifiquei em todos os filmes e vídeos que ambas estavam em Quente 2, tanto nos testes claros quanto no escuro.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Bladerunner 2049

No Avatar, esse efeito azulado acaba desfavorecendo a C3, que deixou a imagem com um aspecto meio de piscina. Mas eu não sei dizer se a S90C está branca demais ou a C3 azul - no final de tudo, é você aí de casa quem decide qual das duas imagens ficou melhor.

,
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Avatar: O Caminho da Água

Jogos

Mas e nos jogos? Eu sei que muita gente procura comprar essas TVs com altas taxas de atualização para jogar. Em busca da melhor experiência gamer possível, OLED é uma excelente opção, e tanto a S90C quanto a C3 funcionam muito bem como TVs gamer.

Jogando F1 na LG C3. Fonte: Oficina da Net
Jogando F1 na LG C3. Fonte: Oficina da Net

As duas TVs tem o modo jogo e uma barra gamer onde a gente tem várias opções de customização. Na prática, as duas funcionam na mesma forma, o que muda é a interface. Aqui a gente pode ligar ou desligar o HDR, consultar a taxa de frames, resolução, alterar a proporção da tela caso você queira jogar em ultra-wide - enfim, tudo para você customizar a experiência gamer do seu jeito.

Eu joguei nas duas e não vi diferença alguma em input-lag, atrasos, ghosting, ou qualquer coisa do tipo. A S90C tem uma taxa de atualização maior, 144 Hz contra 120 Hz da LG, mas isso não vai dar tanta diferença assim, já que praticamente nenhum jogo vai deixar você chegar acima de 120 FPS rodando na resolução 4K.

No quesito TV gamer, temos um empate, as duas são perfeitas, na minha opinião.

Sistema operacional e performance

Uma grande diferença das duas vai ser no sistema operacional. A S90C da Samsung utiliza o sistema operacional baseado em Hubs, o Tizen. Já a LG C3 utiliza o WebOS. As duas TVs tem processadores topo de linha, então conseguimos navegar facilmente entre os aplicativos. A escolha aqui vai ser pessoal - eu sempre preferi o WebOS, já que as configurações são mais fáceis de acessar e o sistema é mais bonito e intuitivo no geral.

.
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Sistema Operacional

Entretanto, o Tizen tem melhorado consideravelmente nos últimos anos anos, e hoje em dia, para mim, não faz tanta diferença assim, WebOS ou Tizen, ambos funcionam ok.

Controle

O controle também é bem diferente. De um lado, temos o mini Solar Cell da Samsung. É um controle simples, com o único diferencial de ser carregado pela luz ambiente, sem nunca precisar de pilhas. E isso funciona mesmo, aqui no canal, eu só precisei carregar o solar cell via USB-C uma única vez, já que ele ficou muito tempo na caixa e chegou aqui sem carga, mas fora essa vez, nunca vi um ficar sem carga.

.
Smart Magic (LG) vs Solar Cell (Samsung)

Já o controle da LG é o Smart Magic, aquele controle que vêm nas TVs mais caras da LG. Ele é a pilhas, mas o diferencial é que podemos ativar a navegação por ponteiro - lembra muito um controle de um antigo Nintendo Wii.

Particularmente, eu prefiro o Solar Cell. É mais bonito, compacto e não precisa de pilhas. A navegação por ponteiro do controle da LG é o único lado positivo dele, e é um recurso que eu praticamente nunca uso, mas tem gente que curte.

Som

No papel, as duas TVs têm os mesmos 40W de potência sonora, mas na prática, o som da C3 acaba preenchendo mais o ambiente. Em ambos os casos, eu recomendo um sistema de áudio externo, como uma soundbar. Se você quiser um som embutido de qualidade numa TV OLED, a única opção que temos no mercado é a TV da Toshiba que analisamos esse ano.

Conclusão

A C3 da LG com toda certeza vence no quesito construção externa: a base dela não é perfeita, mas a estrutura metálica texturizada e as bordas finas deixam a TV com um aspecto extremamente premium. O sistema de áudio também podia ser melhor, mas não dá para dizer que é ruim. Já na S90C, parece que a Samsung investiu tudo na qualidade de imagem, deixando a estrutura externa e som como aspectos secundários da TV.

,
LG C3 65" (cima) vs Samsung S90C 55" (baixo) - Senhor dos Anéis

O reflexo disso a gente vê no preço - a S90C sempre esteve num preço similar a C3, mas a Samsung tem colocado umas promoções ótimas nela, com o modelo de 55 polegadas chegando a R$4699, quase mil reais a menos que a C3. A LG vai precisar se mexer e lançar umas promos boas se quiser competir com a Samsung.

  • R$ 6.199,00 Angeloni Smart TV OLED 55 Samsung 4K Quantum HDR QN55S90CAGXZD Ver oferta
  • R$ 6.299,00 Fast Shop Smart TV OLED 55 Samsung 4K Quantum HDR QN55S90CAGXZD Ver oferta
  • R$ 6.391,47 Amazon Smart TV OLED 55 Samsung 4K Quantum HDR QN55S90CAGXZD Ver oferta

Pelo que vimos no comparativo, apesar de este ser o primeiro lançamento de OLED da Samsung no Brasil, já chegaram com uma TV que consegue competir pau a pau com a LG, uma marca que domina o mercado de OLEDS a 10 anos. O resultado dessa concorrência a gente já pode ver na última Black Friday, com promoções boas em ambas as TVs,

  • R$ 6.079,05 Magazine Luiza Smart TV OLED Evo 55 LG ThinQ AI 4K HDR OLED55C3PSA Ver oferta
  • R$ 6.199,00 Ponto Smart TV OLED Evo 55 LG ThinQ AI 4K HDR OLED55C3PSA Ver oferta
  • R$ 6.199,00 Casas Bahia Smart TV OLED Evo 55 LG ThinQ AI 4K HDR OLED55C3PSA Ver oferta
Se essas duas TVs estivessem no mesmo preço, eu escolheria a LG C3 por todos os motivos que citei durante o comparativo. Mas já que a S90C está custando bem menos, essa é minha recomendação de compra no momento.

No mais era isso, muito top fazer vídeo com essas duas TVs de novo, espero que tenham gostado. Se eu esqueci de alguma coisa, deixem nos comentários.