O Google Play Filmes e TV não será encerrado no Android TV em outubro de 2023. Segundo o Google, as TVs com Android TV não terão mais acesso ao aplicativo "Play Movies & TV" a partir do dia 5 de outubro. O motivo disso é a implementação de nova sessões no sistema operacional para smart TVs do Google.

Google Play Filmes vai sumir das TVs com Android TV

Google irá retirar o aplicativo Play Filmes de smart TVs com Android TV em outubro de 2023. Fonte: Oficina da Net
Google irá retirar o aplicativo Play Filmes de smart TVs com Android TV em outubro de 2023. Fonte: Oficina da Net

O Google começou a enviar um e-mail para os usuários do Android TV no dia 5 de setembro, onde era dito que no dia cinco de outubro, ou seja, daqui 1 mês, o aplicativo Play Filmes e TV do Android TV não estará mais disponível nas smart TVs que utilizam o sistema operacional.

Agora, a guia "Loja" no Android TV irá substituir a compra e o aluguel de filmes, além de permitir que o usuário encontre compras já feitas, incluindo aluguéis ativos. Na seção "Biblioteca" será possível assistir o conteúdo no aplicativo YouTube, além do Google TV.

O objetivo com estas alterações é fazer com que o Google TV substitua o aplicativo Google Play Filmes e TV, trazendo uma experiência mais integrada. Assim como o Play Filmes e TV, o Google TV, disponível em 102 países, é um serviço de "vídeo on demand" online do Google, onde o usuário pode assistir filmes e séries através de dispositivos Android, iOS e Roku. Entretanto, as séries só estão disponíveis na Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Reino Unido.

O Google Play Filmes começou a ser renomeado para Google TV em setembro de 2020. Isso ocorreu após o Google lançar o novo Chromecast como "Google TV". O plano era que o Google TV substituísse o Play Filmes integralmente nas TVs com Android TV até o final do ano passado (2022), mas infelizmente isso não ocorreu.