O cenário em que serviços de IPTV pirata são alvos de investigação policial tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. Desta vez, a polícia alemã fez uma operação que identificou um local que fazia a distribuição irregular de canais via IPTV, o que levou à apreensão de diversos equipamentos, bem como a identificação de pelo menos 10 suspeitos. Embora ainda não tenham sido presos, eles podem estar envolvidos na transmissão de canais da operadora Sky da Europa (não é a mesma do Brasil).

Serviço de IPTV pirata é derrubado por polícia alemã

Pirataria é um problema mundial, bem como as consequências geradas por vender ou utilizar esses serviços que são considerados ilegais. Se condenado, as pessoas envolvidas podem pegar de 6 meses a 10 anos de prisão por fraude comercial. Os usuários desses serviços também correm o risco de precisar responder perante a lei alemã, já que a polícia também investigará os links que potencialmente foram acessados.

Vale lembrar que, em setembro, a polícia alemã já havia apreendido cerca de 60 decodificadores para a utilização ilegal de serviços de TV paga, bem como 20 cartões de controle de acesso (smart cards) que são utilizados nesses decodificadores e vários computadores e dispositivos de rede. Em outra ocasião, foram apreendidos também 70 aparelhos, entre receptores de TV, computadores, aparelhos de alta definição e telefones celulares.

Pirataria no Brasil é uma novela antiga

Desde que o mundo é mundo, as pessoas sempre procuram meios de se obter serviços que geralmente são pagos de forma ilegal. Seja pela grande burocracia ou por conta dos altos preços, diversos produtos piratas são colocados à disposição do público e, dentre eles, jogos, programas de computador, dispositivos eletrônicos, serviços de IPTV e muito mais.

No Brasil, órgãos do governo como a Receita Federal e a Anatel, criaram o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), operação que já aprendeu mais de 800 mil TV Box sem homologação ou com software modificado para desbloqueio de canais. Por conta dos preços elevados, os serviços tradicionais de TV por assinatura perderam a relevância para serviços mais baratos, porém legais, como DirecTV Go e Claro Box TV.

Em agosto, a Receita Federal apreendeu 20 mil aparelhos de TV Box para IPTV pirata. (Crédito: Receita Federal/Reprodução)
Em agosto, a Receita Federal apreendeu 20 mil aparelhos de TV Box para IPTV pirata. (Crédito: Receita Federal/Reprodução)

Entretanto, existem também os planos ilegais, que prometem acesso a centenas de canais de todo mundo, por um preço bem mais baixo que o tradicional, como os oferecidos pela AzAmerica, BTV, HTV, Red Play e My TV Box.

Como assistir IPTV gratuito ou pago de forma legal?

O Oficina da Net tem se comprometido em trazer alternativas de plataformas de IPTV legal, longe dos problemas citados acima. Pode parecer impossível, mas há muitos serviços de IPTV gratuitos disponíveis por aí: Pluto TV, Soul TV, Plex TV e listas de canais abertos são algumas dessas opções.

Mas se você quer pagar por um serviço assim, mantendo a qualidade e segurança do acesso, existem opções mais elaboradas no mercado, como Guigo TV, Claro TV Box, Claro NOW, DirecTV Go e muito mais. Abaixo veja algumas de nossas listas que oferecem esses serviços!

Saiba tudo sobre IPTV:

Com informações de Tecnoblog.