A pirataria sempre foi relacionada a problemas gravíssimos, como concorrência desleal e financiamento de drogas e armas para organizações criminosas. Mesmo assim, ela é facilmente disponibilizada para o público. Isso é o que descreve a Motion Picture Association (MPA), organização que representa a Netflix e grandes estúdios de Hollywood. Segundo eles, os serviços de IPTV pirata, o Baidu e até o Telegram são vistos como ameaças aos direitos autorais dessas produtoras.

Telegram, Baidu e IPTV pirata são ameaças ao copyright

A MPA elaborou um novo documento no dia 8 de outubro, onde listou algumas das principais ameaças à integridade dos direitos autorais de conteúdos restritos aos estúdios de Hollywood, além da Netflix. Como defende a associação, as empresas relacionadas a domínios na internet poderiam colaborar com o combate a pirataria por oferecer meios que dificultam a propagação de serviços e conteúdos ilegais.

O Baidu, buscador rival do Google e muito popular na China, é visto como a principal ameaça nesse sentido por promover serviços ilegais em seus campos de pesquisa. O MPA acredita que o serviço de cloud da empresa, o Baidu Pan, deveria criar ferramentas capazes de filtrar conteúdos que violem os direitos autorais, e evitar que estes fiquem em evidência.

O próprio Telegram é acusa de facilitar as atividades de pirataria digital. (Crédito: Oficina da Net)
O próprio Telegram é acusa de facilitar as atividades de pirataria digital. (Crédito: Oficina da Net)

Mas além do buscador, o Telegram também aparece na lista como uma empresa que facilita o acesso a conteúdos piratas. A MPA cita o mensageiro como uma plataforma que não possui meios eficientes de detectar e derrubar conteúdos piratas. Muitos usuários criam grupos ou canais dentro do aplicativo, onde ficam organizados diversos conteúdos que geralmente só podem ser acessados mediante assinatura de algum serviço legal, como filmes, séries e muito mais.

Piracy-as-a-Service: plataformas que facilitam pirataria

Pela primeira vez, a MPA usou a expressão "Piracy as a Service" (ou pirataria como serviço, em tradução livre) para descrever a ameaça que o lucrativo mercado de conteúdo ilegal oferece a detentores de direitos autorais como a Netflix e o estúdios de Hollywood. Desta forma, os serviços como Telegram e Baidu, por exemplo, podem ser classificados como ferramentas que facilitam a atividade de piratas no mundo digital.

Um trecho do documento diz:

"Neste ano, pela primeira vez, nossos relatórios incluem o termo ‘Piracy-as-a-Service’ como uma nova categoria para mercados notórios", aponta a MPA, acrescentando que a expressão foi criada para ilustrar "a escala, sofisticação e lucratividade da violação comercial de direitos autorais online"

Além desses, o documento elaborado pela MPA lista outros serviços já conhecidos no mundo da pirataria, como o famoso site The Pirate Bay, que foi derrubado no Brasil pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. Sites como YTS, RARGB, Uploaded e Fmovies também aparecem como ameaças consideráveis, além dos próprios serviços de IPTV pirata, que vez por outra, são vítimas de operações e processos ao redor do mundo.

Com informações de Tecnoblog.