O que é IPTV e qual a relação com a pirataria?

Com a tendência atual de fim da TV a cabo e de uma era de conteúdo na internet, o “IPTV” se tornou uma opção cada mais comum. As pessoas querem assistir a canais ao vivo em seus televisores, e a IPTV oferece uma solução. Mas o que é IPTV? E, mais importante, o IPTV é pirataria?

Por | @oficinadanet Tecnologia 6 comentários

O mundo digital não é mais o mesmo de antes, tudo graças à internet, que surpreendeu desde a sua criação por ser onde você encontra de tudo, inclusive televisão. Então, aqui você vai poder saber tudo sobre IPTV. 

IPTV é a abreviatura em inglês que fazem referência ao Television by Internet Protocolo, ou protocolo de televisão pela Internet. Isto consiste na distribuição de sinais de televisão por assinatura através de conexões de banda larga, através do protocolo IP. Ou seja, você recebe a televisão da mesma maneira que obtém a Internet em casa. 

O que é IPTV?

O Internet Protocol Television (Protocolo de Televisão via Internet) é um termo abrangente para qualquer televisão que seja transmitida pela web, e não por meios mais tradicionais. 

Na verdade, existem muitas formas diferentes de IPTV, como os prestadores de TV online, os aplicativos de redes de TV, os canais de TV somente on-lineos websites que oferecem TV ao vivo grátis e os serviços de IPTV de assinatura de terceiros.

O IPTV foi desenvolvido com base na tecnologia de transmissão de vídeo streaming. Dessa forma, você não precisa esperar para baixar um arquivo para assistir e poder aproveitar seu conteúdo. Em outras palavras, você pode simplesmente assistir aos canais que deseja em tempo real e a qualquer momento.

Você pode personalizar o que deseja ver na sua TV com esse tipo de conexão não convencional. Sem dúvida este é o futuro da televisão!

A operação de IPTV precisa de várias áreas relacionadas entre si:

  • Sinal de vídeo e seus respectivos servidores.
  • Distribuição de conteúdo
  • Software necessário
  • Equipamentos de assinatura e acesso.

É assim que funciona o IPTV. Você solicita o serviço, veja se cumpre as condições e passa pelas áreas mencionadas acima para obter o serviço.

A grande diferença entre IPTV e televisão online

É prudente enfatizar a diferença latente entre a IPTV e a televisão online. Como você deve ter notado, ambos são muito diferentes tanto na operação quanto no modo de uso. Descubra quais são suas grandes diferenças!

No primeiro caso, está contido em um espaço considerável de banda larga fornecido ao cliente. Portanto, não precisa entrar, como tal, a Internet para usá-lo. Basicamente funciona como a Internet de uma forma mais específica, e em torno de vídeos e material audiovisual.

Por outro lado, quando falamos de televisão on-line, nos referimos apenas a assistir televisão na Internet. A banda larga que você usa para sua Internet é a mesma que você usará para assistir televisão. O conteúdo será limitado e a qualidade não promete ser a melhor do mercado.

IPTV não é TV online , é TV via IP!

Vantagens e desvantagens do IPTV

Como o IPTV é uma maneira bastante moderna de assistir televisão, você pode encontrar vantagens e desvantagens. Abaixo você verá uma descrição detalhada com as vantagens e desvantagens do IPTV, que você deve saber antes de adquirir o serviço.

Vantagens do IPTV

A maior vantagem que tem é, sem dúvida, a sua capacidade de escolher todo o conteúdo que você deseja ver. Seja um filme, uma série ou uma música específica, você pode personalizar sua televisão!

O IPTV inclui canais de televisão tradicionais e aqueles que você sempre quis assistir. Ou seja, você tem um leque mais amplo de canais e, melhor de tudo, com uma definição melhor. Como você tem uma largura de banda reservada para essa finalidade, pode ter uma resolução de imagem impressionante. Essa resolução excede em muito o que você pode obter da televisão via satélite ou a cabo.

Para piorar, você tem a capacidade de armazenar conteúdo na sua TV para ver o que você quer e quando quiser. E você pode fazer tudo no conforto da sua cama! Além disso, você pode usar todos os tipos de aplicativos móveis para IPTV e, portanto, ter controle de tudo. Desde pesquisar o conteúdo até bloquear a programação não familiar, simplesmente acessando seu smartphone.

E assim como há muitas outras vantagens que você pode descobrir se você se aventurar neste mundo.

Desvantagens do IPTV

Nem tudo pode ser excelente com esta tecnologia, prova disso é que pode ter grandes desvantagens. O primeiro a mencionar, seria sua dependência de uma largura de banda suficientemente rápida e grande. Isso nos obriga a depender de um serviço extra de banda larga, que pode ser caro.

Outra desvantagem do IPTV é que você ainda poderá ver alguma publicidade ao assistir televisão. A grande diferença disso é que a publicidade será mais personalizada, por isso certamente parecerá interessante. É colocado como uma desvantagem, pois a mesma publicidade pode ser prejudicial para pessoas sensíveis a compras.

Finalmente, você pode encontrar como desvantagem a quantidade de requisitos necessários para aproveitar essa tecnologia. Realmente não há muitos, mas eles podem ser difíceis de encontrar. Esses requisitos são:

  • Largura de banda adequada, que muda dependendo da velocidade da internet.
  • Uma relação sinal-ruído maior que 13dB.
  • Uma atenuação menor de 40dB.

Não há dúvida de que esta tecnologia está apenas nascendo, e é por isso que é normal encontrar esse tipo de desvantagem. No entanto, você não deve perder a fé com essa maneira revolucionária de assistir televisão. Esta tecnologia tem o suficiente para oferecer o que nosso mundo tecnológico anseia!

Lista de IPTV

Uma lista de IPTV é uma lista da reprodução de canais de televisão ou conteúdo multimídia em streaming on-line. É um arquivo no qual você pode encontrar os endereços IP remotos de cada canal. O arquivo mais conhecido tem a extensão m3u.

Você pode usar esta lista de IPTV na sua Smart TV, Smartphone, Tablet ou PC para assistir a transmissão de canais de televisão ou conteúdo multimídia em geral.

Lista de canais de IPTV

Você pode encontrar listas de canais de IPTV em sites especializados neste serviço. Você só precisa copiar os links das listas de canais de IPTV e colá-los no seu player.

Não baixe a lista. Você tem que copiar seu link e colá-lo no lugar correto do seu player. Isso é necessário devido às atualizações. Se você baixar a lista, não poderá atualizar os canais.

Player de IPTV

IPTV player é o player que é capaz de reproduzir listas de IPTV. No mercado existem muitos desses aplicativos. Dependendo do sistema em que queremos usar o player, usaremos um ou outro.

IPTV e pirataria

Embora existam formas legítimas de usar o IPTV, também há muita pirataria de TV a cabo utilizando-se da tecnologia, por meio da distribuição ilegal do sinal de canais de TV pagos por meio da rede, para aplicativos e dispositivos capazes de reproduzir o sinal.

Na pirataria, as listas de canais veiculadas na Internet contornam as proteções de direitos autorais e são distribuídas gratuitamente a partir de serviços que acabam infringindo os direitos autorais. Nesse caso, o usuário ilegal não paga mensalidade para ter acesso aos canais de IPTV.
Portanto, tenha muito cuidado para não cair na pirataria, pois além de ser crime, ainda pode trazer grandes riscos à sua privacidade e segurança.
 
Comentários
Minha foto
  • Minha foto
    Flavio Bertoldy    •    1 mês

    Ja testei uns 20 iptv e todos travam mesmo com uma internet forte

  • Minha foto
    Luiz Carlos Zanella Martins    •    1 semana

    Pode ser que o seu provedor de Internet está fazendo traffic shaping com o servidor da sua iptv. Eu só consegui resolver isso comprando uma vpn...

  • Minha foto
    Felipo    •    1 mês

    Ja passei por isso também! Acorre que as vezes o servidor pode estar com muitos usuários. O nosso serviço oferece um acesso exclusivo pra cada usuário.

  • Minha foto
    Renan Leite    •    1 mês

    Você usa uma lista paga? Porque eu já usei 4 tipos de listas diferentes (pagas) e todas funcionaram muito bem mesmo em uma internet de 5MBits/s (na resolução SD e as vezes HD).

  • Minha foto
    Felipo    •    1 mês

    Que sorte hein irmão! Rsrs isso é raro.

  • Minha foto
    Felipo    •    1 mês

    Em quase tudo há coisas clandestinas e falsificadas! Com IPTV não seria diferente.

    Trabalho com um sistema profissional que conecta o cliente ao servidor mãe nos EUA. Ou seja, o cliente obtem uma licença de acesso. Com 950 canais e mais de 15 mil filmes e séries ATUALIZADOS.

    Nosso servidor é Cloudflare (o msm que hospeda o site Amazon)
    Temos uma vpn íntegrada em diversas camadas, traduzindo hiper estabilidade e segurança para o usuário.

    Contato pra quem deseja ter os benefícios da tv por assinatura do futuro 12 991649473 me chamo Felipo e sou um representante autorizado. Também estou aberto a parcerias.

    Sucesso a todos que trabalham com IPTV ! Vamos mudar o mercado!

siga Oficina da Net no Instagram