Assistir TV pela internet é juntar o útil ao agradável, literalmente. Diante disso, as plataformas de IPTV tornaram-se muito populares durante os últimos anos. Hoje em dia, é possível assistir filmes, novelas, séries e até canais ao vivo, tudo pela internet. Mas nem sempre é fácil encontrar serviços de qualidade e que estejam dentro da lei. Embora pareça difícil, não é impossível encontrar serviços totalmente gratuitos e legalizados.

O que é IPTV?

Antes de qualquer coisa, é bom saber o que é exatamente o IPTV. É possível que você tenha ouvido falar dessa sigla, já que tornou-se uma das palavras mais buscadas na internet durante os últimos tempos. Em poucas palavras, o IPTV (ou Internet Protocol Television) é um método usado por algumas operadoras que possibilita o acesso do usuário ao pacote de TV pela internet.

O grande objetivo de plataformas de IPTV é transformar o seu dispositivo conectado à internet, como celular ou computador, em uma verdadeira smart TV, com a mesma experiência de uso de um televisor convencional. Além disso, funcionalidades adicionais como a capacidade de rever uma cena de alguns minutos atrás durante um programa que está ao vivo, tem sido um dos grandes diferenciais das plataformas de IPTV.

As plataformas IPTV podem se enquadrar em três tipos de reprodução de conteúdo:

  • Transmissões de canais ao vivo;
  • Conteúdos on demand, isto é, disponíveis para assistir a qualquer momento, como filmes, séries, novelas e assim por diante;
  • Vídeos disponíveis por tempo limitado, como programas ao vivo que foram gravados e ficam disponíveis para assistir por um período específico, até que a emissora retire do ar.

Como o IPTV funciona?

Como o IPTV funciona?
Como o IPTV funciona? (Imagem de StockSnap por Pixabay)

O funcionamento do IPTV resume-se ao seguinte: ao acionar a plataforma, é criada uma rede privada e direta entre a operadora, que oferece os canais, e o usuário, que recebe a transmissão destes canais por meio da conexão com a internet.

Atualmente, diversas emissoras de TV aberta e fechada costumam fazer transmissões simultâneas, sendo uma para as antenas das TVs convencionais, ao mesmo tempo em que transmite também pela internet. Esses canais são transmitidos sob demanda e a operadora reserva parte da sua banda larga para o IPTV. Por exemplo, se o seu plano de internet tiver a velocidade de download de 100 Mbps, a operadora pode atribuir cerca de 30 ou 40 Mbps para o funcionamento da IPTV e o restante fica para uso convencional da sua internet.

Dessa forma, ter uma rede de banda larga dedicada para o recebimento do sinal é uma ótima forma de garantir a maior qualidade possível, o que envolve qualidade da imagem e menos travamentos. Algumas operadoras de TV a cabo pela internet até oferecem seus serviços de banda larga para poder oferecer um suporte mais apropriado.

Qual a diferença de IPTV para a TV comum?

Em uma explicação básica, na TV convencional, os programas são transmitidos sendo transformados em ondas de rádio e retransmitidos pelo ar para uma antena que geralmente fica no telhado da sua casa. A antena tem o papel de converter as ondas de volta em sinais elétricos e sua TV os decodifica para produzir seu som e imagem. O funcionamento da TV via satélite funciona da mesma forma, exceto o procedimento de volta, que neste caso, salta para o espaço e retorna, enquanto a TV a cabo envia o sinal diretamente para sua casa sem ondas de rádio.

O IPTV, por sua vez, vai muito mais além da transmissão de TV ao vivo ou vídeo sob demanda. Além do recebimento das imagens e áudio em tempo real, as plataformas IPTV permitem fazer download de certos conteúdos, como filmes e episódios de séries, por exemplo, além de ter acesso a programas que já foram transmitidos ao vivo há algumas horas ou até dias.

Como assistir IPTV grátis?

Como assistir IPTV grátis? (Imagem de Omar Medina Films por Pixabay )
Como assistir IPTV grátis? (Imagem de Omar Medina Films por Pixabay )

Tradicionalmente, as emissoras de televisão transmitem o seu conteúdo através de uma antena, satélite ou a cabo. Com a popularidade da internet, estes canais viram a necessidade de, além destas modalidades conhecidas, aderir ao método digital. De forma oficial e legal, muitas emissoras transmitem o seu sinal gratuitamente.

Para desfrutar deste método, você precisa apenas ter um dispositivo compatível. Veja abaixo como você pode fazer isso!

IPTV na TV

IPTV na TV antiga.
IPTV na TV antiga.

Se você possui uma TV mais antiga, como aquelas de tubo ou até LCD, mas que não possui conexão com a internet, é necessário ter um aparelho conhecido como TV Box. Ele pode transformar qualquer televisor em uma smart TV. Com este dispositivo, é possível acessar aplicativos gratuitos de IPTV, como o Pluto TV ou Plex TV, além das páginas oficiais das emissoras de televisão aberta.

Mas atenção: não adquira TV Box piratas. Ele são uma porta para hackers e outros criminosos invadirem sua rede, além de ser um produto ilegal, o que pode lhe gerar consequências mais graves. Veja 8 melhores TV Box legalizados para comprar em 2024.

IPTV na smart TV

IPTV na smart TV.
IPTV na smart TV.

As TVs mais recentes possuem conexão com a internet por padrão, e por isso, muitos fabricantes de smart TVs inserem aplicativos próprios para reproduzir conteúdos IPTV. A Samsung, por exemplo, possui o serviço "Samsung TV Plus", uma plataforma gratuita, com mais de 30 canais atualmente. O "LG Channels" está disponível nas TVs mais recentes da LG e também oferece diversos canais de forma gratuita.

Se sua TV rodar o sistema Android, é possível também instalar aplicativos de terceiros, como os já citados Pluto TV e Plex TV. Ambos são serviços gratuitos e recheados de conteúdos para entretenimento e informação.

IPTV no computador

IPTV no computador.
IPTV no computador.

Se você utiliza computador, não precisa de praticamente nada especial para assistir IPTV. Você pode acessar as plataformas gratuitas que já citamos nos tópicos anteriores, além de poder acessar os sites oficiais de cada emissora da TV aberta, onde geralmente existe um player que reproduz o mesmo conteúdo que é transmitido para a TV por meio das antenas ou satélites.

Além disso, existem aplicativos gratuitos, como o Kodi, que pode reproduzir listas IPTV. Novamente, é bom ficar atento ao qual tipo de lista utilizar. Aquelas que prometem acesso a canais da TV fechada de forma gratuita, incentivam a pirataria e por isso não é um método legal de consumir este tipo de conteúdo. Embora sejam raras, existem listas de IPTV grátis legais, que geralmente reúne links de canais que transmitem o seu sinal de forma gratuita e oficial, como SBT, Globo, Record, TV Cultura, TV Gazeta e assim por diante.

IPTV no celular

IPTV no celular.
IPTV no celular.

No celular também é possível utilizar serviços IPTV de forma gratuita. Você pode entrar em aplicativos ou sites das emissoras de televisão aberta e assistir a programação de cada uma destes canais. Também pode acessar as plataformas Pluto TV e Plex TV que estão disponíveis para smart TVs, computadores e celulares.

Plataformas de IPTV grátis

Agora vamos listar as plataformas gratuitas que encontramos na internet. Vale ressaltar que todas elas são legais, ou seja, não violam os direitos autorais de nenhuma emissora ou estúdio e são promovidos por esses canais como um método alternativo de consumir o conteúdo de tais emissoras. Essas plataformas envolvem sites, aplicativos e até canais no YouTube.

Pluto TV

Pluto TV.
Pluto TV.

A Pluto TV é uma das melhores opções para quem quer assistir IPTV grátis. Disponível em apps para Android e iOS, smart TV e versão web, a plataforma transmite conteúdo ao vivo com foco em filmes, desenhos, animes e documentários. É possível assistir os programas que a garotada adora, como Turma da Mônica, Naruto, Kenan e Kel, além de canais específicos que agradam cada pessoa, com filmes de Ação, Suspense, Nacional, Terror, Retrô e assim por diante.

Plex

Plex TV.
Plex TV.

Bem semelhante a Pluto TV, a plataforma Plex transmite conteúdos ao vivo de alguns canais conhecidos como Revry e IGN, além de possuir uma grande lista de conteúdos sob demanda. Existem seriados e filmes clássicos, desenhos que todo mundo conhece e muitos outros tipos de conteúdo, como shows completos de artistas e bandas famosas: Justin Bieber, Beyoncé, Miley Cyrus, Metallica e Red Hot Chilli Pepers são alguns exemplos.

VIX TV

VIX TV.
VIX TV.

A VIX TV é outra plataforma de IPTV totalmente gratuita e legal. Esse serviço não possui nenhum sistema de transmissão ao vivo, mas seu catálogo de filmes e séries é imenso. Os filmes disponíveis são estrelados por grandes nomes do cinema como Steven Seagal, Arnold Schwarzenegger, Wesley Snipes, Jason Statham, além de títulos brasileiros como Ó Paí Ó, O Diário de Tati, O Quatrilho, Lula - O Filho do Brasil, Mazzaropi e muitos outros.

Samsung TV Plus

Samsung TV Plus.
Samsung TV Plus.

Restrito à smart TVs da Samsung que tenham sido lançadas de 2017 em diante, o Samsung TV Plus fornece uma lista de canais totalmente gratuita. Embora seja um televisor, não é necessário nenhuma antena e receptor, basta estar conectado à internet via cabo ou Wi-Fi. A lista atualmente conta 35 canais e a empresa tem adicionado mais pelo menos uma vez por mês.

LG Channels

LG Channels.
LG Channels.

A LG também tem sua versão da tecnologia IPTV que também está disponível apenas nas smart TVs fabricadas pela empresa. Para o Brasil, a lista inclui 41 canais de TV ao vivo que podem ser acessados apenas com uma conexão com a internet. Atualmente, a única limitação é que existem poucos canais com conteúdo em português. No futuro, a empresa espera ampliar o catálogo de canais próprios para o brasileiro.

Lista IPTV grátis com emissoras ou programas de TV ao vivo

Abaixo estão disponíveis os links para acessar cada canal ou programa da TV aberta respectivamente. Alguns transmitem seu conteúdo por meio de seus sites na internet e outros utilizam o YouTube.