O Google TV finalmente está entre nós, brasileiros! Lançado pela gigante das buscas no ano passado, o sistema operacional chega ao Brasil para ser integrado em modelos de televisores inteligentes, a fim de disputar mercado com os sistemas mais comuns do país, como o Tizen, da Samsung, e o Web OS, da LG. Cotado para ser o sucessor do Android TV, o novo software da empresa desembarca em terras tupiniquins em modelos de smart TVs da TCL, previstos para chegar às lojas a partir de outubro.

Google TV: o que é e como funciona

O Google TV nada mais é que uma interface dedicada para smart TVs, isto é, televisores inteligentes conectados à internet. Seu principal objetivo é oferecer uma plataforma otimizada para quem consome conteúdo digital, especialmente streaming de filmes, séries, shows, podcasts, o que inclui serviços como Netflix, Amazon Prime e Spotify, por exemplo.

A plataforma conta com um sistema de pesquisa integrada em que basicamente é possível localizar o conteúdo fazendo uma varredura em todos os seus aplicativos. Ele também é inteligente para separar os conteúdos por categorias, como comédia, drama, romance ou musical, gerando diversas listas que facilitam a busca. Uma biblioteca imensa de 6.500 aplicativos e mais de 700 mil filmes e episódios de séries são agrupados em tópicos baseados no seu interesse pessoal.

Assista filmes e séries sem mesmo precisar abrir o aplicativo de streaming. (Imagem: Reprodução / Google)
Assista filmes e séries sem mesmo precisar abrir o aplicativo de streaming. (Imagem:Reprodução/Google)

Além disso, é possível integrar a casa inteligente ao televisor com Google TV e controlar toda sua casa apenas utilizando sua TV. Você pode dizer a hotword "Ok, Google" e comandar o aparelho com a sua voz, graças à integração com o Google Assistente.

Perfis exclusivos

Outro novidade interessante é a possibilidade de cada pessoa da casa ter um perfil exclusivo, mesmo utilizando o mesmo televisor. Desta forma, o sistema aprende e faz recomendações de conteúdos baseado no gosto individual de cada um, sem interferir no que os demais familiares assistem. Além disso, por contar com sistema de integração, é possível sincronizar os conteúdos que você assiste em diferentes dispositivos.

Por exemplo, digamos que você começa a assistir um episódio da série no seu celular. Caso prefira, poderá continuar de forma imediata em seu desktop e ainda mudar uma terceira vez para a sua TV. A companhia ainda salienta que as recomendações de conteúdo são baseadas também nas tendências locais, mostrando o que está em alta, de acordo com o que outros usuários estão assistindo.

E se você é pai ou mãe, poderá controlar o que seu filho assiste e por quanto tempo ele pode ter acesso a TV. É possível adicionar filtros de conteúdos próprios para crianças, além da possibilidade de adicionar horários de uso. Caso o seu filho tente ver fora do prazo estipulado, o sistema não carregará o conteúdo.

Fim do Android TV?

A chegada do Google TV ao Brasil não quer dizer que o Android TV será aposentado. De acordo com o Google, quem já tem um aparelho nesse sistema continuará a usá-lo normalmente, inclusive com atualizações periódicas. Inclusive, alguns televisores que rodam o Android TV e que são compatíveis com a nova plataforma, receberão uma atualização automática, embora ainda não haja uma data prevista para isso, nem quais modelos são esses.