Com a popularização de serviços de streaming e IPTV, algumas empresas têm considerado entrar nesse mercado. Dito isso, o número de serviços tem só aumentado e, em breve, poderá receber mais um. Algumas fontes têm relatado que o Google está planejando lançar um novo serviço de TV aberta baseado na sua interface Google TV e que deve funcionar por meio do Chromecast. O objetivo da empresa é oferecer a mesma experiência de TV aberta com canais bem parecidos com o que já temos.

Google planeja lançar seu próprio serviço de IPTV aberto

Com o avanço no oferecimento de plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e a própria Apple TV+, uma coisa é certa: os serviços de TV a cabo se tornaram cada vez mais obsoletos. Isso tem ficado evidente até pela novas estratégias das operadoras de TV por assinatura, que estão se adequando à nova realidade, como a Claro que lançou o Claro TV Box.

A burocracia acompanhada de preços elevados, faz os serviços convencionais de TV a cabo se tornarem uma péssima opção de negócio. O novo projeto do Google busca se concentrar nesse público que não é atraído por serviços de TV fechada. Ao que se sabe, a empresa pretende reunir em um único lugar, serviços que já são gratuitos, como Pluto TV, Plex TV e outras mais.

A fonte ainda salienta que para esse projeto sair do papel, a empresa já tem entrado em contato com essas plataformas de conteúdo gratuito, uma vez que são canais parecidos com as tradicionais, tendo até intervalos comerciais na programação. Recentemente, a companhia Google firmou contrato com a Globo, Televisa e Univision, onde fornece serviços de nuvem, análise de dados e publicidade.

Previsão de lançamento em 2022

O projeto da Google TV gratuita ainda não tem data para ser lançado no Brasil, mas pode chegar aos Estados Unidos entre o final deste ano e início de 2022. Não sabemos ao certo se a empresa fará um projeto experimental no país e só depois anunciar o serviço de forma oficial em outro mercados, mas isso deve aumentar ainda mais o investimento de outras empresas nesse ramo.