A Sky anunciou nesta sexta-feira (17) a descontinuação do Sky Play. Durante o tempo que ficou ativo, o serviço serviu como uma alternativa de vídeo sob demanda para quem já tinha um plano de TV a cabo, porém, com a facilidade de assistir os canais da TV por assinatura em algum dispositivo conectado à internet. Com a chegada do DirecTV Go em dezembro do ano passado, o serviço perdeu a relevância e por isso será descontinuado.

Sky confirma fim do Sky Play ainda em 2021

A novidade já não é tão nova assim. Conforme antecipado pelo Oficina da Net há algumas semanas, os clientes dos planos de TV a cabo da Sky já estavam conseguindo utilizar a plataforma DirecTV Go sem nenhum custo adicional — e para isso, bastava utilizar o login e senha do Sky Play. Na ocasião em que "descobrimos" isso, não havia nenhuma menção oficial por parte das duas empresas.

O Sky Play estava disponível para desktop, smart TVs e dispositivos móveis. (Imagem: Reprodução / Sky)
O Sky Play estava disponível para desktop, smart TVs e dispositivos móveis. (Imagem: Reprodução / Sky)

Hoje, o próprio site da Sky já informa sobre a parceria com a DirecTV Go e dá instruções sobre como utilizar os dados de acesso na plataforma de IPTV. Rumores sobre o fim do Sky Play já circulavam na internet, mas acreditava-se que a Sky iniciaria um novo serviço IPTV, ainda mais quando um novo decodificador com Android TV foi registrado, dando a entender que a empresa tentaria concorrer com o Claro Box TV.

Sai Sky Play, entra DirecTV Go

Vale lembrar que as duas empresas já são companheiras de longa data. Os mais antigos devem lembrar que a DirecTV também tinha um sistema de TV a cabo no Brasil e em parte da América Latina, que mais tarde deixou de existir após positivamente se fundir à Sky. Hoje em dia, ambas pertencem a Vrio, uma antiga divisão de TV paga da AT&T que recentemente foi vendida para o grupo argentino Werthein.

Com o fim do Sky Play, o DirecTV Go se firma como uma alternativa eficiente para concorrer com plataformas de streaming, uma vez que o mercado de TV por assinatura via satélite se tornou obsoleto a alguns anos. Se contratado separadamente, o DirecTV Go custa R$ 69,90 por mês ou R$ 699,90 no plano anual, e concede acesso para até 100 canais.