Agora os jogadores do serviço de streaming de jogos do Google não precisarão mais do controle criado pela empresa para jogar os games. Foi anunciado o lançamento de um novo recurso que permitirá aos jogadores da plataforma utilizar celulares Android ou iPhones como um controle.

A conexão entre o celular requer que se conecte a um dispositivo com Android TV, Google TV ou ao Chromecast Ultra. A transferência de dados pode ser feita através do Bluetooth ou de um cabo USB.

Google Stadia em TVs permite que você use seu celular como controle

Como funciona

O celular utilizado como controle para jogar no Google Stadia irá virtualizar botões na tela para que o jogador consiga dar os comandos adequadamente durante as jogatinas. Para utilizar smartphones como controles, é necessário instalar o app mobile Stadia e selecionar "jogar na TV". Caso você utilize uma TV com SO Android ou Google TV, será necessário habilitar o controle através do menu de avatar no app Stadia na tela grande.

Suporte que habilita celulares para serem utilizados como controle no Stadia pode impulsionar adoção da plataforma de jogos

Com o lançamento da nova funcionalidade que permite utilizar celulares como controle no Stadia, a plataforma da Google pode ganhar um bom impulso. Com a chegada desta novidade, o jogador terá grande flexibilidade para se divertir com os jogos onde ele preferir, além de não precisar comprar um controle específico para estar apto a acessar a plataforma.

Experiência não será semelhante à de utilizar um controle

Não há como negar que utilizar a tela sensível ao toque de um celular não será possível ter o mesmo desempenho comparado a de um controle dedicado. Além disso, ainda há a questão de haver uma latência maior no celular comparado ao controle feito para o Stadia. Ou seja, a alternativa de jogar com o celular será mais um "quebra-galho" no fim das contas, mas que pode trazer muitos novos jogadores para a plataforma.