O Stadia é a plataforma de streaming de jogos da Google e que foi lançada neste ano pela empresa e permite que os usuários executem os jogos através do navegador desde que haja uma boa conexão com à Internet, com isso dispensando o uso de um computador com hardware potente ou console, por exemplo. É, de fato, uma inovação no mundo dos games, mas até então o recurso não podia ser utilizado no Safari, navegador próprio da maçã e que está presente em dispositivos como iPhone, iPad e iMac.

Sobre a novidade

O acesso ao catálogo de jogos e toda a jogabilidade acontece diretamente no navegador, bastando realizar login com sua conta no serviço. . Você poderá jogar todos os jogos por meio de controles de toque diretamente no seu dispositivo. É possível utilizar vários controles durante as gameplaysm como o DualShock 4 da Sony e o controle padrão do Xbox One da Microsoft.

Configuração no iOS. Foto: Divulgação/Google.
Configuração no iOS. Foto: Divulgação/Google.

A Apple não permitiu o aplicativo Stadia por considerá-lo uma violação dos termos e condições da App Store. O GeForce Now da Nvidia seguiu uma abordagem semelhante ao Google Stadia quando lançou seu aplicativo da web no mês passado, enquanto o serviço xCloud da Microsoft foi bloqueado pela Apple, embora também venha como um aplicativo de navegador na primavera de 2021. Na versão web é possível efetar várias configurações, como:

  • Alterar desempenho;
  • Comprar jogos;
  • Conectar controles;
  • Dentre outros.

Assinatura

Para ter acesso à lista de games da plataforma é preciso que o usuário seja assinante do Stadia, que infelizmente ainda não está disponível no Brasil. Países como os Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Reino Unido já possuem suporte ao streaming.

Nos EUA o valor é de apenas US$ 10, cerca de R$ 54 na cotação atual da moeda americana.

Fonte: GSMArena.