Uma ação de combate à pirataria tem sido realizada continuamente pela Receita Federal sempre que uma carga suspeita chega no Porto de Santos. Desta vez, a operação foi realizada em cooperação com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e resultou na apreensão de aproximadamente 20 mil aparelhos de TV Box pirata. A carga tem o valor estimado de R$ 12 milhões e foi apreendida nesta terça-feira, 3 de agosto. Todos os aparelhos tinham um sistema instalado para conceder acesso a canais de IPTV pirata.

Receita Federal apreende 20 mil TV Box de IPTV pirata

Utilizar um TV Box não é proibido, afinal, o objetivo deste aparelho é simplesmente transformar qualquer modelo de televisão - inclusive aquelas de tubo - em uma smart TV, com acesso a internet para aproveitar o conteúdo da Netflix, Disney Plus, YouTube e muito mais. Mas esses dispositivos apreendidos vão além disso.

Receita Federal apreende 20 mil aparelhos de TV Box para IPTV pirata. (Imagem:Reprodução/Receita Federal)
Receita Federal apreende 20 mil aparelhos de TV Box para IPTV pirata. (Imagem:Reprodução/Receita Federal)

Eles foram classificados e descritos pela Receita Federal como aparelho "desbloqueador de TV por assinatura via satélite", o que significa que eles foram adulterados de fábrica para permitir que o consumidor final tenha acesso ao conteúdo de canais pagos, filmes e outras plataformas restritas de forma gratuita ou com uma mensalidade bem abaixo do valor padrão.

Segundo o órgão brasileiro, a fiscalização constatou que todos os 20 mil aparelhos de TV Box são do tipo receptores FTA (de sinal aberto, normalmente transmitido por satélite e algumas vezes nas bandas VHF ou UHF), com adulteração no sistema destinado ao acesso ilegal e não autorizado a inúmeros canais de TV por assinatura e de outros aplicativos pagos.

Quais os riscos de utilizar TV Box de IPTV pirata?

Todos os aparelhos disponíveis para à venda no Brasil de forma legal, passam pela homologação da Anatel que certifica o funcionamento do aparelho e autoriza a venda no país. Entre as certificações, o órgão regulador brasileiro realiza testes de segurança no software, energia, falhas de segurança e assim por diante.

No entanto, os modelos de TV Box pirata não recebem o selo de homologação, justamente por incentivar o consumo de pirataria no país. Sem o selo da Anatel, eles podem se tornar causa de diversos problemas. A Agência ressalta que "alguns modelos podem provocar explosões, choques, exposição a campos eletromagnéticos acima dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", além de "interferência no sinal de operadora de celular e até no tráfego aéreo".

Além de expor os usuários a acidentes físicos, eles também podem facilitar o acesso clandestino a dados pessoais, imagens, vídeos e informações financeiras, já que o aparelho fica conectado à internet - com um TV Box pirata, o usuário abre a porta para os cibercriminosos. Mas além de tudo isso, prejudica as empresas de telecomunicação, como as operadoras de TV a cabo e produtoras de conteúdo, e por se tratar de prática ilegal, tanto quem vende como quem compra pode ser indiciado à responder pelos seus atos diante da lei - a consequência é detenção e/ou multa.

Como assistir IPTV gratuito ou pago de forma legal?

Saiba tudo sobre IPTV, aqui no Oficina da Net. (Imagem: Oficina da Net)
Saiba tudo sobre IPTV, aqui no Oficina da Net. (Imagem: Oficina da Net)

O Oficina da Net tem se comprometido em trazer alternativas de plataformas de IPTV legal, longe dos problemas citados acima. Pode parecer impossível, mas há muitos serviços de IPTV gratuitos disponíveis por aí: Pluto TV, Soul TV, Plex TV e listas de canais abertos são algumas dessas opções.

Mas se você quer pagar por um serviço assim, mantendo a qualidade e segurança do acesso, existem opções mais elaboradas no mercado, como Guigo TV, Claro TV Box, Claro NOW, DirecTV Go e muito mais. Abaixo veja algumas de nossas listas que oferecem esses serviços!

Saiba tudo sobre IPTV:

Fonte: Ministério da Economia