A Operação 404, nome de uma grande ação policial que visa combater a pirataria digital e outros crimes cibernéticos no Brasil, tem esse nome como referência ao Erro 404 conhecido no mundo da internet. Mas mais importante que o nome, esta operação tem elevado o nível das investigações no país e derrubado muitos sites e aplicativos que oferecem conteúdos de forma ilegal, o que fez o Brasil se tornar o país número um no combate à pirataria na América Latina.

Brasil lidera combate a IPTV pirata e outros crimes

O Brasil é um dos países que mais consome conteúdo pirata, o que gera um grande impacto para a indústria de entretenimento e mídia no país e fora dele. A Operação 404, tem se tornado um projeto importante envolvendo autoridades públicas e iniciativas privadas para combater a pirataria e os crimes cibernéticos.

Em 2019, a Operação 404 já tinha derrubado 210 sites e 100 aplicativos. (Imagem:Reprodução/DIOP/CGCCO/CIPERLAB)
Em 2019, a Operação 404 já tinha derrubado 210 sites e 100 aplicativos. (Imagem:Reprodução/DIOP/CGCCO/CIPERLAB)

Nas três primeiras fases da operação, 796 sites foram derrubados, pelo menos 256 aplicativos foram suspensos, assim como 20 protocolos de internet (IP’s), cumprindo 75 mandados de busca e apreensão realizados em todo o Brasil, que também conseguiu derrubar o site de torrents The Pirate Bay de clientes da Vivo, TIM e Claro. A ação mais recente aconteceu nesta terça-feira, 20 de julho, onde os policiais invadiram uma residência em Belo Horizonte, que atuava como operadora de TV a cabo de forma ilegal.

Pascal Métral, chefe de inteligência antipirataria da NAGRA, empresa líder em segurança digital que apoia as operações realizadas em combate a pirataria, saudou o resultado alcançados pela Operação 404:

"Com a terceira fase da Operação 404, as principais associações da indústria… continuam a desempenhar um papel importante no apoio aos esforços contínuos... para derrubar organizações piratas. A NAGRA parabeniza todos os órgãos e setores da indústria envolvidos na Operação 404 por sua contínua diligência - e sucesso - na luta contra a pirataria."

IPTV pirata é crime!

Segundo Métral, as ações de combate à pirataria, além de acabar com as organizações criminosas por trás desses serviços, podem também coibir a falsa impressão de que "não tem problema utilizar IPTV pirata". Quem vende ou adquire esse tipo de serviço ilegal, corre riscos dentro de casa por expor seus dados pessoas a cibercriminosos, como também o caracterizam como tal, o que pode obrigar tais pessoas a responderem judicialmente e sofrerem penas ainda maiores como multas e prisão.

Como forma de conscientizar a população sobre o uso de plataformas ilegais, a ABTA, Associação Brasileira de TV por Assinatura, criou uma campanha com diversos vídeos de crianças que expõem a hipocrisia de muitos adultos. Veja um desses vídeos:

Vídeo incorporado do YouTube

Qualquer pessoa prefere pagar o menos possível para conseguir ter acesso a serviços e produtos que supram suas necessidades. Mas essa não é uma desculpa válida para recorrer a opções piratas. Muitas empresas que atuam de forma criminosa mantém uma fachada legítima de negócios, mas na verdade, podem captar recursos para financiar outras práticas criminosas, como tráfico de drogas e armas, por exemplo. Se quer assistir TV online de forma legal, seja paga ou gratuita, confira os conteúdos exclusivos do Oficina da Net sobre este tema.