A Motorola tem acelerado cada vez mais a renovação de sua linha de smartphones, e com isso, vários modelos lançados recentemente já foram descontinuados pela fabricante. Para quem acompanha o mercado, pode ser uma surpresa ver aparelhos que mal chegaram completando dois anos fora das lojas oficiais. Veja aqui seis modelos da Motorola que já foram descontinuados pela própria fabricante.

6 Motorola's que saíram de linha com menos de 2 anos

Todos os modelos dessa lista foram lançados há menos de dois anos e já não são mais vendidos oficialmente pela Motorola. Isso quer dizer que já saíram de linha para darem lugar a modelos que foram lançados a menos tempo.

Você até pode encontrar esses modelos a venda no varejo brasileiro, seja nas lojas físicas ou no e-commerce, mas eles não são mais vendidos no site e nas lojas oficiais da Motorola. Na minha opinião, a impressão que dá é que a Motorola já não recomenda a compra desses modelos, preferindo dar destaque para celulares que foram lançados há poucos meses.

1. Moto G85

Moto G85

Lançado em junho de 2024, o Moto G85 teve uma vida curta de apenas 1 ano e 4 meses. Apesar de ter sido bastante elogiado pelo custo-benefício, o modelo desapareceu do site oficial da Motorola e de varejistas, sendo substituído pelo Moto G86 lançado em maio de 2025. A descontinuação foi silenciosa, sem um comunicado oficial da marca.

2. Moto G75

Moto G75

O Moto G75, lançado em outubro de 2024, permanece sem um sucessor até o momento, mas já saiu de linha oficialmente em menos de um ano desde seu lançamento. O modelo é conhecido por sua resistência e bom desempenho para a categoria intermediária, além de ser o único Moto G lançado até hoje com a promessa de cinco anos de atualziações de Andrid. Apesar disso, também já foi descontinuado.​

3. Razr 50 e Razr 50 Ultra

Razr 50 Ultra

Ambos os modelos Razr 50 e Razr 50 Ultra foram lançados em junho de 2024 e tiveram uma vida de 1 ano e 4 meses antes da Motorola lançar os sucessores Razr 60 e 60 Ultra, em maio de 2025 no Brasil. A linha Razr, conhecida por seus smartphones dobráveis com design icônico, passou por uma rápida troca de geração para atrair mais consumidores. Como é uma linha de aparelhos que deprecia muito pouco, faz sentido a empresa parar de recomendar um modelo mais antigo para dar lugar a um novo.​

4. Edge 50 Pro

Edge 50 Pro

O Edge 50 Pro, um dos smartphones mais poderosos da marca em 2024, foi lançado em abril de 2024 no Brasil e saiu de linha em abril de 2025, completando exatamente 1 ano de mercado. O aparelho teve ótima aceitação, mas a Motorola optou por lançar o Edge 60 Pro para substituir a geração anterior, encerrando a produção e venda do Edge 50 Pro.​​

5. Edge 50 Fusion

Edge 50 Fusion

Também lançado em abril de 2024, o Edge 50 Fusion teve vida semelhante ao Edge 50 Pro, sendo descontinuado em julho de 2025, após cerca de 1 ano e 3 meses. A Motorola não fez anúncio oficial, mas o modelo desapareceu do site oficial da marca e das principais lojas, recomendando sua substituição pelo Edge 60 Fusion.

E as atualizações de Android?

A linha Moto G já é conhecida por não receber tanta atenção da Motorola, especialmente pr que a empresa garante só uma atualização de sistema para qualquer modelo Moto G. Com exceção do Moto G75, que vai receber cinco versões de Android, os outros modelos da lista devem se contentar com duas ou no máximo três atualizações.

Em outras palavras, essa política de "matar" um aparelho razoavelmente novo é só uma forma da empresa conseguir lançar mais aparelhos por ano e consequentemente forçar os seus clientes comprarem modelos mais novos e modernos.

Outras marcas fazem o mesmo?

A Samsung não vai muito mais além do que uma geração também, exceto para produtos da linha FE. Entrentanto, podemos encontrar a linha Galaxy S24 sendo vendida normalmente no site da marca, o que é uma geração atrás do atual modelo. O mesmo acontece no site oficial da Apple, onde você ainda pode comprar toda a linha iPhone 16, lançada no ano passado.

Clique aqui para ver a mídia

Pensando em comprar um celular? Veja algumas listas do Oficina da Net:

👉 Para quem está pensando em comprar um celular novo, veja essa lista com os 10 melhores celulares para comprar em 2025 até agora. Tem também esse vídeo que explicamos por que o Edge 60 Fusion é o rei do custo-benefício nesta Black Friday: