Atenção usuários da Xiaomi: um total de nove dispositivos da chinesa estão oficialmente chegando ao fim do suporte de software neste mês. É claro que, a maioria desses aparelhos que estão estão sendo descontinuados não afetam nós brasileiros, já que são modelos que foram lançados e vendidos apenas no exterior, como é o caso do Redmi A1, POCO C50 e A1+, que foram lançados com MIUI 13 no Android 12.

Os modelos que afetam mesmo o brasileiro são as da série Xiaomi 11, como o 11T e os Mi 11 Lite 5G NE e o Mi 11 LE (esse não chegou oficialmente no Brasil) que também estão encerrando seu ciclo de atualizações. O 11T e 11T Pro pararam de ser atualizados no HyperOS 1 com Android 14, enquanto os Mi 11 Lite 5G NE e Mi 11 LE chegaram a transição para o HyperOS 2.

Xiaomi 11T e 11T Pro estão sendo descontinuados.
Xiaomi 11T e 11T Pro estão sendo descontinuados.

Outros dois modelos intermediários que também estão dando adeus ao suporte de atualizações é o POCO M5, que chegou a ser lançado oficialmente em nosso país, e o Redmi 11 Prime 4G, que chegou por aqui só importado e na época fez muito sucesso, com preços na faixa de R$ 1.500. Ambos completam a lista de aparelhos que deixam de receber atualizações.

Então, resumindo, essa é a lista dos nove celulares Xiaomi que estão perdendo o suporte de sistema em 2025:

Esses modelos foram lançados com o MIUI 13 baseado no Android 12 e não receberam atualizações há mais de um ano.

Meu celular está na lista. O que fazer agora?

Apesar do fim do suporte oficial, os smartphones continuarão funcionando normalmente com o software atual. O grande problema é que, sem atualizações de segurança, os aparelhos tendem a ficar vulneráveis a ataques de cibercriminosos que muitas vezes usam malwares para encontrar brechas de segurança e roubar os dados mais sensíveis dos usuários.

Se você tem condições de trocar de aparelho agora, essa é a melhor opção. Isso vai te ajudar a ficar tranquilo e protegido, com suporte da fabricante e, dependendo do modelo que escolher, pode ter muito pela frente até que o suporte se encerre novamente. Se não pode agora, então pode continuar usando seu aparelho, mesmo sem suporte, pois ele vai continuar funcionando.

Mas aí vai uma dica: evite clicar em links suspeitos ou baixar qualquer coisa duvidosa. Um recomendação também é não usar apps de bancos em celulares sem suporte de atualizações, pois esses são os principais alvos dos cibercriminosos.

Pensando em gastar quanto? Veja outras listas do Oficina da Net:

👉 Fique por dentro de outros conteúdos do Oficina da Net que podem te ajudr a escolher o celular ideal. Por exemplo, veja essa lista com os 10 melhores celulares para comprar em 2025 até agora. Tem também essa com os modelos que realmente estão valendo cada centavo neste mês de outubro.