O HyperOS 3, a nova interface da Xiaomi, chamou muita atenção dos usuários por trazer uma série de recursos e detalhes visuais, mas a verdade é que muitas dessas novidades não são inéditas ou exclusivas do ecossistema da chinesa. Vários deles lembram (e muito) o recém-lançado iOS 26 da Apple. Para entende o que estamos falando, veja aqui uma lista de 10 recursos que a Xiaomi "copiou descaradamente" do sistema da Maçã.
1. Efeito "liquid glass" na interface
Tanto o launcher como a galeria do novo HyperOS 3 receberam um novo efeito translúcido chamado "liquid glass". O visual premium, com fundos semitransparentes, lembra exatamente o acabamento de fundo que a Apple popularizou no iOS 26. O resultado final é de muita elegância, mas não é exclusiva.

Vale lembrar, porém, que essa não é nem uma invenção nova da Apple. Para quem tem 30 anos ou mais, vai se lembrar do Windows Vista que, dentre seus diferenciais, tinha uma interface chamada Aero Glass que se resumia no mesmo conceito de botões, janelas e menus com esse efeito de vidro transparente. Então aqui, a Xiaomi copiou da Apple, que já tinha copiado da Microsoft.
2. Ícone do app de Clima
O ícone do app de Clima da Xiaomi também mudou e ficou muito parecido com o do iPhone. Ele agora usa tons vibrantes e um sol com nuvem, tudo no mesmo estilo minimalista e colorido visto na versão mais recente do iOS. Pode parecer uma mudança sutil, mas está na cara que a ideia é aproximar ainda mais o visual do Android ao da Apple.

3. Ícones do Telefone e Mensagens
Não foi só o app de Clima que ganhou um novo visual. A Xiaomi trocou os ícones de Telefone e Mensagens por versões mais arredondadas, sólidas e simplificadas, o que também ficou muito parecido com a linguagem visual da Apple, que preza pelo minimalismo e consistência nas cores dos seus principais apps.

4. Dynamic Island
Assim como a Apple implementou o Dynamic Island para exibir notificações interativas e controles de música, o HyperOS 3 também entrou na onda e trouxe uma área parecida na parte superior da tela, porém chamada HyperIsland, e que funciona praticamente da mesma forma: com transições suaves para ações como chamadas, alertas e reprodução de mídia, tudo muito parecido para quem conhece o iOS.

Esse é um recurso útil e que vai acabar se tornando padrão para praticamente toda marca de smartphones. A realme foi a primeira empresa a copiar esse recurso da Apple e provavelmente outras marcas vão criar suas próprias versões dessa funcionalidade.
5. Álbum de Fotos automático
A galeria do HyperOS agora oferece uma opção de "álbuns automáticos", agrupando fotos por pessoas, eventos e pets, exatamente como o sistema da Apple já faz há alguns anos no app Fotos. Mais uma vez, é um recurso legal e que facilita bastante a nossa vida quando queremos encontrar imagens semelhantes, usando inteligência no gerenciamento de álbuns.

6. Calendário redesenhado
Outro app que também recebeu um tapa no visual foi o de Calendário. A diferença é que a mudança aqui é completa: o aplicativo foi todo repaginado, agora com um fundo branco limpo e números em destaque. Só de olhar você já percebe que viu isso em algum lugar e, sim, foi no iOS 26 da Apple. O resultado é bom, pois esse novo visual facilita a clareza das informações e a facilidade de leitura.

7. Animações de desbloqueio facial
Até as animações de desbloqueio facial foram redesenhadas, agora com um tipo de ondas circulares que detalham a leitura do rosto, mas que mais uma vez, é uma cópia descarada dos movimentos e efeitos do Face ID da Apple, incluindo o círculo animado ao redor do rosto do usuário.

8. Ícones do Centro de Controle
O Centro de Controle também ganhou novos botões para Bluetooth, lanterna e brilho, todos com aparência arredondada. Esse visual lembra muito o que a Apple usa no iOS 26. A inspiração é tão explícita que a diferença entre os sistemas fica praticamente inexistente nesse aspecto.

9. Indicadores de sinal e Wi-Fi
Tanto as barras de sinal da operadora quanto o ícone de Wi-Fi agora têm um design mais minimalista e arredondado, copiando diretamente o padrão usado pela Apple nos seus aparelhos mais recentes.

10. Polimento visual geral
O HyperOS 3 recebeu um grande tapa no visual e o resultado é uma interface polida, moderna e que transmite a sensação de familiaridade. Essa é a descrição perfeita do iOS 26, e quem está acostumado com iPhones vai perceber exatamente isso: que a Xiaomi buscou inspiração direta na Apple para aperfeiçoar sua própria skin.
Por que a Xiaomi copia a Apple?
A realidade é que não é incomum ver concorrentes adotando ideias uns dos outros, ainda mais da Apple, que muitas vezes dita as novas tendências do mercado. A Maçã tem muita influencia no mercado, muito pelo status a experiência premium que seus produtos geram para os usuários.
Vale lembrar também que a própria Apple já se inspirou em outras marcas, como a Samsung, que foi a primeira empresa ao trazer carregamento sem fio para os Galaxy S6 e S6 Edge em 2015, e até a Sony, que estreou o até então inédito botão de captura no seus modelos Xperia e, mais tarde, esse recurso apareceu também nos iPhones.

Ainda assim, a forma com que a Xiaomi incorporou recursos visuais e funcionais do iOS 26 ao HyperOS 3 chamou muita atenção dos usuários. E essa "inspiração na Maçã" fica ainda mais evidente quando você vê que a empresa não se contentou em copiar só os recursos e o visual do sistema do iPhone, como também adotou uma nomeclatura e um design muito parecido com o do iPhone 17 Pro Max ao lançar o Xiaomi 17 Pro Max.
Com informações de Xiaomi Time
👉 Fique por dentro de outros conteúdos do Oficina da Net. Para quem está pensando em comprar um celular novo, veja essa lista com os 10 melhores celulares para comprar em 2025 até agora. Tem também essa com os modelos que realmente estão valendo cada centavo neste mês de outubro.