Durante o Snapdragon Summit 2025, a Qualcomm apresentou oficialmente o Snapdragon 8 Elite Gen 5, processador que vai alimentar os celulares topo de linha de 2025 e 2026. O destaque do novo chip está nos núcleos Oryon de 3ª geração, fabricação em 3 nm pela TSMC e a promessa promessas de ganho em desempenho e eficiência energética, mirando concorrentes como o MediaTek Dimensity 9500 e o Apple A19 Pro.
CPU e GPU mais potentes
Na parte de processamento, o novo chip mantém a configuração de oito núcleos em arranjo 2+6, mas agora dois deles podem chegar a 4,6 GHz. Segundo a Qualcomm, isso vai garantir pelo menos 20% mais desempenho em CPU em relação à geração passada, especialmente ao utilizar cálculos de IA e resposta em tempo real.

Os gráficos também receberam mais potência. A GPU Adreno 840, que ganhou 23% mais performance e novos recursos como suporte a mesh shading, é a mesma tecnologia usada em engines modernas como a Unreal Engine 5 para melhorar a renderização 3D. Ainda sobre a GPU, a Qualcomm explicou que o chip recebeu um cache dedicado de 18 MB (Adreno HPM) e o Tile Memory Heap, que funcionam de forma parecida ao Infinity Cache da AMD. A ideia desses recursos é reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência.
Melhorias em Inteligência Artificial
Seguindo a grande tendência do mercado, a Qualcomm também reforçou a aposta em IA generativa e mais personalizada para o usuário. O destaque aqui é o Personal Scribe, que usa o conjunto de sensores do Snapdragon para aprender hábitos do usuário e oferecer ações automáticas personalizadas. A ideia é permitir que assistentes de IA sejam mais proativos, sem abrir mão da segurança.
Outra novidade é que a nova NPU Hexagon está 37% mais rápida e 16% mais eficiente por watt, o que vai acelerar e muito as tarefas de IA embarcada, desde chatbots até recursos de câmera.
Avanços em fotografia e vídeo

Para os celulares que vão apostar tudo em câmeras, o ISP Spectra do novo Snapdragon 8 Elite Gen 5 agora trabalha com imagens em 20-bit, permitindo um alcance dinâmico até quatro vezes maior. Outra novidade é o suporte nativo ao codec APV (Advanced Professional Video), criado pela Samsung, que promete rivalizar com o ProRes da Apple em qualidade e flexibilidade na edição e deve já ser usado no Galaxy S26 Ultra.
Outro destaque é a estreia do Dragon Fusion, desenvolvido com a ArcSoft, que aplica IA em cada quadro de vídeo para melhorar cores e detalhes, além do Snapdragon Audio Sense, que traz som de nível profissional, com gravação em 24-bit e redução de ruído avançada.
Conectividade e suporte
Para completar, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 traz o modem X85 5G, com velocidades de até 12,5 Gbps, Wi-Fi 7 Tri Band, Bluetooth 6.0 e suporte a até 24 GB de RAM LPDDR5X. Também há compatibilidade com armazenamento UFS 4.1 e portas USB-C 3.1 Gen 2.
Quais celulares vão usar o Snapdragon 8 Elite Gen 5?

O primeiro celular a chegar com o novo chip será o Xiaomi 17, ainda nesta semana. Outras fabricantes como Samsung, ASUS, OnePlus, OPPO, realme e Sony já confirmaram que terão modelos equipados com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 nos próximos meses. A realme, por exemplo, já avisou que o Realme GT 8 Pro será o primeiro com Snapdragon 8 Elite Gen 5 a desembarcar no Brasil.
Além o modelo Elite, a Qualcomm confirmou que também vai lançar uma variante chamada Snapdragon 8 Gen 5 programada para ainda este ano, oferecendo mais opções dentro da mesma família.