A Samsung está se preparando para lançar a linha Galaxy S26 justamente para bater de frente com os recém-lançados modelo da linha iPhone 17. Para esse objetivo, informações de bastidores revelaram que os novos aparelhos da gigante sul-coreana serão os primeiros smartphones do mercado a trazer suporte ao codec Advanced Professional Video (APV), tecnologia apresentada em 2023 e já integrada ao Android 16.

O que muda com o codec APV?

O APV chega como alternativa ao popular ProRes da Apple, usado em iPhones para gravação de vídeos profissionais. A grande promessa da Samsung é entregar qualidade superior, maior flexibilidade para edição e, ao mesmo tempo, 20% mais eficiência no uso do armazenamento em comparação com codecs como o HEVC.

Diferença de fotos com codec HEVC e APV. Imagem: Reprodução
Diferença de fotos com codec HEVC e APV. Imagem: Reprodução

Com o APV, os vídeos gravados nos Galaxy S26 poderão ter mais detalhes, cores mais vivas e uma faixa dinâmica ampla, ocupando menos espaço de memória interna. Para quem trabalha com conteúdo audiovisual, isso significa mais liberdade para gravar em alta qualidade sem se preocupar tanto com a falta de espaço.

Além disso, o codec suporta profundidade de cor de 12 bits, HDR10 e HDR10+, então isso vai garantir ainda mais detalhes e possibilidades em cada registro, além de ser compatível com a subamostragem de croma 4:4:4 que também vai facilitar o destaque das cores, mesmo em ambientes com pouca luz. Também fala-se do suporte do perfil LOG que deve servir para quem gosta de fazer a correção de cores no pós-processamento.

Diferença na qualidade dos detalhes em vídeos também é uma das novidades esperadas no Galaxy S26
Diferença na qualidade dos detalhes em vídeos também é uma das novidades esperadas no Galaxy S26

Outro ponto interessante é que a Samsung vai oferecer LUTs integradas nos aplicativos Gallery e Studio. Basicamente, isso vai permitir que você faça uma exportação rápida dos vídeos que gravar, mesmo com estilo cinematográfico e direto no celular. O codec ainda será compatível com gravações em Full HD (25, 50 e 100 fps), 4K (25, 50 e 100 fps) e 8K (25 fps).

Novas funções de câmera do Galaxy S26

O APV não será a única novidade da linha. A Samsung deve incluir ainda o Horizon Lock, que estabiliza vídeos de forma parecida com as câmeras GoPro, e melhorias no Motion Photos, agora com opções de personalização antes e depois do clique. Outra função útil será a digitalização de documentos em várias páginas de uma só vez, recurso que promete facilitar o dia a dia.

Novas funções de câmera do Galaxy S26
Novas funções de câmera do Galaxy S26

Galaxy S26 pode superar iPhone 17 Pro com chip Exynos 2600

Os primeiros resultados de benchmark indicam que o Galaxy S26, com o inédito Exynos 2600, pode ultrapassar o processador da Apple em alguns cenários. Para isso, a Samsung parece que vai apostar em uma nova arquitetura, além de uma nova GPU para gráficos mais fortes.

Segundo dados do Geekbench, o chip A19 Pro alcançou 3.781 pontos em single-core e 9.679 em multi-core. Já o Exynos 2600, previsto para equipar os modelos Galaxy S26 Pro e S26 Edge, marcou 3.309 em single-core e 11.256 em multi-core. Na prática, ele perde um pouco em velocidade individual, mas entrega cerca de 15,5% mais potência em multi-core.

Configuração do A19 Pro, processador do novo iPhone 17 Pro
Configuração do A19 Pro, processador do novo iPhone 17 Pro

Outro concorrente, o Snapdragon 8 Elite Gen 2, quede acordo com os rumores também deve ser usado em algumas versões do Galaxy S26, registrou 3.393 pontos em single-core e 11.575 em multi-core, se mostrando igualmente competitivo ao modelo original da Samsung e ainda assim superando o modelo da Apple.

Além dos números brutos, os relatórios apontam que os chips Exynos 2600 e Snapdragon 8 Elite Gen 2 podem oferecer melhor desempenho gráfico (GPU) do que o A19 Pro. Isso significa jogos mais fluidos e processamento de vídeo mais rápido, algo que pode fazer diferença no uso diário.

Fonte