Todos os anos aguardamos grandes lançamentos no mercado de smartphones, e quando eles chegam, isso quer dizer que algum modelo mais antigo vai deixar de existir. O problema é que a Samsung tem praticado uma política que parece não fazer muito sentido para os usuários. Aparelhos modernos estão saindo de linha com menos de dois anos de mercado. Veja também celulares da Motorola que já saíram de linha.

Celulares Samsung que já saíram de linha com menos de 2 anos

Todos os modelos dessa lista foram lançados há menos de dois anos e já não são mais vendidos oficialmente pela Samsung. Isso quer dizer que já saíram de linha para darem lugar a modelos que foram lançados a menos tempo. O Galaxy A24, por exemplo, chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e a Samsung já deixou de comercializá-lo.

  • Galaxy Z Fold 4: lançado no Brasil em agosto de 2022 - 1 ano e 11 meses
  • Galaxy A04e: lançado no Brasil em janeiro de 2023 - 1 ano e 6 meses
  • Galaxy A14 e A14 5G: lançados no Brasil em fevereiro de 2023 - 1 ano e 5 meses
  • Galaxy A54: lançado no Brasil em março de 2023 - 1 ano e 4 meses
  • Galaxy A24: lançado no Brasil em abril de 2023 - 1 ano e 3 meses
Galaxy Z Fold4 é um dos grandes lançamentos da Samsung que já saíram de linha. Imagem: Oficina da Net
Galaxy Z Fold4 é um dos grandes lançamentos da Samsung que já saíram de linha. Imagem: Oficina da Net

Você até pode encontrar esses modelos a venda no varejo brasileiro, seja nas lojas físicas ou no e-commerce, mas eles não são mais vendidos no site e nas lojas oficiais da Samsung. Na minha opinião, a impressão que dá é que a Samsung já não recomenda a compra desses modelos, preferindo dar destaque para celulares que foram lançados há poucos meses.

Outras empresas tem feito o mesmo

Diferente de outras marcas, a Samsung tem melhorado a sua política de atualizações de sistema e segurança, ampliando para que os usuários continuem mais tempo usando o mesmo aparleho. Entretanto, com essa prática de "matar" um aparelho razoavelmente novo, a Samsung se iguala a outras grandes marcas do mercado numa competição de quem consegue lançar mais aparelhos por ano e consequentemente forçar os seus clientes comprarem modelos mais novos e modernos.

Usuários da Motorola também são afetados com essa rápida canibalização dos aparelhos da marca. Aparelhos com um ano e meio de vida, como o Edge 30 Fusion e Edge 30 Ultra já foram descartados do catálogo da empresa. A linha Moto G é uma das mais prejudicadas. É muito pouco tempo para um aparelho que está na vitrine mais alta da Motorola.

Diferente delas, no site oficial da Apple você ainda pode comprar o iPhone 13, lançado em 2021. Claro que com o preço exagerado de sempre, mas está lá para quem quiser comprar. Isso é um diferencial da Maçã em comparação com as empresas de smartphones Android.

Conheça o Galaxy A54, lançamento de 2023 que já saiu de linha

O Galaxy A54 é equipado com o processador Samsung Exynos 1380 (5 nm), 8 GB de memória RAM e armazenamento interno que varia entre 128 GB e 256 GB, oferecendo espaço suficiente para fotos, vídeos e aplicativos. A tela é padronizada da Samsung, um ótimo painel Super AMOLED com 6.4" de tamanho, tem resolução FULLHD estendida, com 120Hz de taxa de atualização.

Em câmeras temos o conjunto traseiro com três sensores, sendo uma principal de 50MP com estabilização óptica, outro sensor de 12MP como lente ultrawide e por fim um sensor de 5MP como lente macro. Na câmera frontal são 32MP.

A bateria de 5000 mAh é padrão nesta série A da Samsung, e o carregador de 15W é suficiente para manter o dispositivo pronto para uso. Ele suporta NFC para pagamentos por aproximação e vem com o sistema operacional One UI 5.1 baseado no Android 13, o som é estéreo e é protegido contra água com certificação IP67.

Antes de você ir...

Você pode gostar de ver a lista dos celulares que vão ser atualizados com o Android 15, quando ele oficialmente for lançado. Também temos uma lista de iPhones que já não valem mais a pena em 2024.