Que a Samsung é uma marca muito famosa no mundo todo disso você provavelmente já sabia, porém tem um aspecto que a marca ficou pra trás da concorrência durante muitos anos e provavelmente você não tinha percebido: o sistema de updates. Vamos conferir o que mudou a partir de agora e explicar como funciona esse sistema de atualização de dupla partição (A/B).

O que é o sistema de updates A/B?

O sistema A/B (também conhecida como Seamless Update, ou atualização ininterrupta) é amplamente utilizado por diversas marcas no mercado. Basicamente ele é composto por duas etapas (sendo a primeira a instalação e a segunda a verificação) e em ambas o usuário pode continuar usando o smartphone enquanto o aparelho está atualizando.

Em vez do aparelho reiniciar o aparelho na partição A e os arquivos da nova atualização serem substituídos na partição B, o aparelho já instala e atualiza o sistema em 2° plano (na partição B) enquanto você utiliza o sistema normalmente pela partição A. Após isso é só reiniciá-lo e em questão de segundos o aparelho estará atualizado.

O Galaxy A55 foi o primeiro aparelho contemplado com o novo estilo de updates (Imagem: GSMArena)
O Galaxy A55 foi o primeiro aparelho contemplado com o novo estilo de updates (Imagem: GSMArena)

O primeiro aparelho a ser contemplado com o novo estilo de updates foi o Galaxy A55 5G indiano, que recebeu o patch de março com esse novo esquema. Segundo testado pelo famoso site GSMArena, o aparelho não aparece mais aquela tela dizendo que está "otimizando recursos da One UI de otimização dos aplicativos". Ao invés disso, após a conclusão das duas etapas o aparelho apenas foi reiniciado normalmente e já se encontrava com a versão mais recente do patch de atualização (até que enfim dona Samsung).

Como eram os updates até então dos aparelhos Galaxy?

O sistema de updates da Samsung era bem mais demorado e exige um pouco de paciência do usuário
O sistema de updates da Samsung era bem mais demorado e exige um pouco de paciência do usuário

Ao contrário do método A/B na qual o usuário pode utilizar o aparelho durante todo o processo de instalação e só para de usar para dar uma simples reiniciada, o método usado pela Samsung só permitia que o usuário utilizasse o aparelho durante o processo de instalação das configurações do dispositivo.

Portanto quando o celular reinicia, ele ainda aparece uma tela do Android com uma barrinha indicando a porcentagem e depois abre a tela da One UI de otimizando os aplicativos, ou seja, bem mais demorado.

Antes de você ir...

Falando em atualização, você pode gostar (ou não) de descobrir se seu aparelho vai receber o Android 15, que deve ser lançado neste ano. Veja nosso artigo completo com a relação de aparelhos elegíveis.