A ASUS acabou de liberar a atualização do Android 14 para o Zenfone 9. Lançado em outubro de 2022 originalmente com o Android 12, o smartphone agora está sendo atualizado para a versão mais recente do sistema operacional do Google, com novos recursos e melhorias na interface realizadas pela própria ASUS. Depois da confirmação da empresa em janeiro deste ano, o Zenfone 9 é o primeiro a receber o update.

ASUS libera Android 14 para o Zenfone 9

A versão de firmware WW_user_34.0304.2004.87 para o Zenfone 9 já está disponível no Brasil e pesa cerca 1,5 GB. Por isso, se você já recebeu a notificação de atualização, lembre-se de estar conectado a uma rede Wi-Fi para fazer o download e faça isso quando o aparelho estiver com a bateria carregada o suficiente para concluir a instalação.

Zenfone 9 recebendo Android 14 no Brasil (Imagem: Vitor Valeri/Oficina da Net)
Zenfone 9 recebendo Android 14 no Brasil (Imagem: Vitor Valeri/Oficina da Net)

Dentre as melhorias, a chegada do Android 14 traz uma série de aprimoramentos na experiência do usuário, design, desempenho e funcionalidades. O changelog do update diz que a atualização adiciona recursos como novos widgets de relógios na tela de bloqueio, além do suporte para permissões do sistema de fotos e vídeos para os aplicativos que você tem instalado no celular.

Também estão sendo adicionadas novas opções de temas e cores, um controle de compartilhamento do local, novos meios de conectar com aparelhos auditivos e a opção de usar o flash da câmera para piscar quando receber notificações.

Novidades do Android 14 para o Zenfone 9
Novidades do Android 14 para o Zenfone 9 (Imagem: Vitor Valeri/Oficina da Net)

Como baixar?

Geralmente, uma notificação aparece para dizer que uma atualização está disponível, mas você também verificar a sua disponibilidade manualmente. Para isso, basta acessar as Configurações > Atualização de software e tocar em "Baixar e instalar".

ASUS Zenfone 9 - Veja aqui a ficha técnica completa

Antes de você ir...

Embora o Android 14 esteja sendo liberado só agora para alguns modelos, o mundo já está falando do Android 15 que deve ser oficialmente lançado no segundo semestre deste ano. Você vai gostar de saber se seu celular vai receber a atualização do Android 15.