Pesquisar lugares para ir através do Google Maps pode parecer algo simples, mas se você souber como utilizar a ferramenta de busca do aplicativo, é possível descobrir locais interessantes em sua cidade ou em uma viagem que você esteja fazendo. Pensando nisso, escrevi este artigo para compartilhar diferentes maneiras de encontrar os melhores restaurantes, hotéis, supermercados, lojas, cafeterias e mais no Google Maps.

Antes de pesquisar lugares no Google Maps, faça isso

Faça o login no Google Maps com uma conta Google para obter uma pesquisa mais precisa. Fonte: Vitor Valeri
Faça o login no Google Maps com uma conta Google para obter uma pesquisa mais precisa. Fonte: Vitor Valeri

Crie uma conta Google e faça login com ela no Google Maps. Isso é importante, pois o mecanismo de pesquisa utiliza seus dados para refinar a busca de acordo com os hábitos que você tem de procura.

Na página de suporte do Google Maps, é dito que vários fatores são combinados para ajudar o usuário do aplicativo a encontrar os resultados que tem maior chance de corresponder ao local que se está buscando. Segundo o Google, a relevância, a distância e o destaque dos lugares irão influenciar na pesquisa.

Felizmente, é possível controlar até certo ponto o que o Google Maps irá mostrar para você, como expliquei abaixo.

Como encontrar os melhores lugares no Google Maps

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Abra o Google Maps e escreva na barra de pesquisa um tipo de local. É possível procurar por um produto específico também, pois o aplicativo busca pela palavra nas descrições do estabelecimento e também nas opiniões das pessoas sobre um local. Exemplo: Cafés especiais.

    Passo 1 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  2. Logo abaixo da barra de pesquisa do Google Maps, há filtros que podem ser utilizados para refinar a pesquisa. Toque em cima deles deslizando para o lado até aparecer a opção “Mais Filtros”.

    Passo 2 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  3. Selecione a forma como você quer ordenar a lista de resultados dos lugares encontrados pelo Google Maps, optando de preferência pela distância, para facilitar o deslocamento.

    Passo 3 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  4. Abaixo de “Preço por pessoa”, arraste um dos dois pontos azuis, localizados na direita e esquerda da linha azul, para determinar a faixa de preço que você está disposto a pagar. Caso você já saiba a média do valor cobrado pelo produto ou serviço que está buscando, tente determinar o valor mínimo e máximo.

    Passo 4 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  5. O próximo passo é determinar uma classificação mínima que os estabelecimentos exibidos na pesquisa do Google Maps deverão ter. Eu sempre dou preferência para o mínimo de 4,0 ou 4,5, podendo variar de acordo com a minha experiência com determinado tipo de local.

    Passo 5 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  6. Se você trabalha em determinado horário ou possui algum compromisso em uma faixa do dia, o indicado é selecionar a opção “Personalizado” na seção “Horas” nos filtros do Google Maps. Desta forma, é possível escolher o dia e o horário que você pretende ir para saber quais estabelecimentos estarão abertos na hora selecionada.

    Passo 6 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  7. Alternativamente, você ainda pode selecionar a opção “Aberto agora” na sessão “Horas” dos filtros do Google Maps.

    Passo 7 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  8. Selecione o botão “Aplicar” para que o Google Maps utilize os parâmetros selecionados por você ao exibir a lista de locais sugeridos.

    Passo 8 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  9. Selecione um dos locais exibidos na lista e visualize as fotos publicadas pelos clientes.

    Passo 9 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  10. Com a ficha de um local aberto, role para baixo até encontrar a sessão “resumo das avaliações”. Selecione “mais avaliações”.

    Passo 10 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps
  11. Para ter uma ideia melhor de como estão as opiniões do local, selecione a opção “Mais novas”, localizada logo abaixo da sessão de filtros “Ordenar por”.

    Passo 11 de: Como encontrar os melhores lugares no Google Maps