O Google Maps está ganhando um recurso que irá melhorar a localização dos usuários ao passar por túneis. Para funcionar adequadamente, a nova funcionalidade utiliza-se de "sensores Bluetooth", transmissores com tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) que enviam seu identificador para dispositivos móveis próximos, permitindo que o celular execute ações quando estiverem perto.

Google Maps: novo recurso usa sensores Bluetooth

Aplicativo Google Maps ganha atualização com recurso que melhora a precisão do GPS dentro de túneis. Fonte: Vitor Valeri
Aplicativo Google Maps ganha atualização com recurso que melhora a precisão do GPS dentro de túneis. Fonte: Vitor Valeri

Quando o percurso traçado pelo Google Maps possui um trecho em que há um túnel, problemas costumam ocorrer. O motivo disso é que os sinais do GPS do celular não chegam no subsolo, mas felizmente há uma solução para isso: os "sensores Bluetooth".

Os sensores Bluetooth fazem com que a precisão do GPS dentro de túneis melhore. Estes transmissores/receptores Bluetooth são posicionados estrategicamente para a digitalização do posicionamento.

Recurso sensores Bluetooth em túneis do Google Maps. Fonte: Vitor Valeri
Recurso "sensores Bluetooth em túneis" do Google Maps. Fonte: Vitor Valeri

É interessante mencionar que esta tecnologia é utilizada em alguns shoppings no mundo. No caso do aplicativo Waze, o recurso dos sensores Bluetooth já existe em cidades como Nova Iorque, Chicago, Paris, Rio, Bruxelas, Oslo, Sydney, Boston, Cidade do México, entre outras.

Lançamento e disponibilidade

O novo recurso de aprimoramento da precisão em túneis do Google Maps está sendo já está para todos os usuários e fica desativado por padrão. Para ativá-lo, vá em "Configurações" > "Configurações de navegação" > Sensores Bluetooth em túneis. Lembre-se que para ele funcione, é necessário ter a presença dos sensores Bluetooth nos túneis da sua cidade.